em

Cássia Moura: após vencer o Mundial No Gi polêmica sobre faixa preta ressurge

Com apenas 18 anos, a campeã mundial foi da faixa azul a marrom em apenas um ano

Compartilhe!
Com apenas 18 anos, a campeã mundial foi da faixa azul a marrom em apenas um ano. Via Instagram Divulgação.
Com apenas 18 anos, a campeã mundial foi da faixa azul a marrom em apenas um ano. Via Instagram Divulgação.

A atleta de Jiu-Jitsu, Cássia Moura e o professor Bruno Bastos, foram alvos de críticas após, durante o um mundial, Bastos ter promovido Moura à faixa preta, totalizando um ano entre a nova faixa e a faixa azul. Além disso, outra questão era a idade da atleta, já que a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro, determina que a idade mínima é de 19 anos e Cássia ainda possui 18. No último sábado 14/12, a atleta se tornou a mais jovem campeã do IBJJF no Mundial No Gi e a polêmica voltou a tona.

Os prazos mínimos para progressão entre as faixas seguem critérios bem definidos: para a faixa branca, não há exigência de tempo mínimo; já para a faixa azul, é necessário um intervalo de dois anos. A transição para as faixas roxa e marrom exige, em ambos os casos, um período mínimo de um ano e meio.

Porém outro requisito para a troca de faixa, é o atleta ganhar campeonatos mundiais, sendo eles com ou sem quimono. Requisito esse muito bem preenchido por Moura, que em 2023, já na faixa azul, ganhou o Mundial de Kimono. No mesmo ano, já na faixa roxa, venceu o mundial sem quimono. Em 2024 não foi diferente e a atleta, que agora já estava na faixa marrom, levou mais um mundial de quimono. E agora na faixa preta, já levou mais uma medalha de ouro do mundial para casa. 

Através do Instagram, o professor Bruno Bastos diz estar aliviado após a primeira vitória da atleta como faixa preta: “Eu não tinha dúvidas de que eu estava certo com relação a graduação da Cássia, mas eu vou estar mentindo se eu disser que não me senti aliviado nessa última 6a-feira, após ela ganhar em sua estreia na Faixa Preta, no Peso Pena da Jiu-Jitsu Con.” 

O desabafo do professor diz respeito às críticas recebidas após promover Cássia. Nascida em Realengo, Moura se tornou a campeã mais jovem da história da IBJJF no peso-pena no mundial no Gi, em Las Vegas.

Compartilhe!
Lucas Valente: o lutador na base da oração. Divulgação via Instagram.

Craques do Mundial No Gi 2024 refletem após conquista dourada em Las Vegas

Na opinião de Khabib, Ilia Topuria tem condições de vencer Charles do Bronx em um eventual duelo

Khabib opina sobre Topuria subir de categoria e fala das possibilidades do lutador