em

Cássio Silva: “o Jiu-Jitsu cresce de forma inacreditável na França”

Cassio lidera a School of Champs, sediada em Paris, e faz um trabalho notável como professor

Compartilhe!
Professor Cassio Silva lidera sua equipe, a School of Champs, na França.
Cássio Silva comanda a School of Champs. Foto: Reprodução/Instagram

O faixa-preta Cássio Silva é referência no ensino do Jiu-Jitsu na França e propaga seu conhecimento no país há quase uma década. Ele lidera a School of Champs, sediada em Paris, e faz um trabalho notável como professor. Apesar de ser uma equipe recente, o time tem projetado diversos atletas no circuito competitivo regional e os resultados aparecem nos campeonatos.

Além de ser um professor gabaritado, Cássio é um competidor tarimbado com vasta experiência nos tatames. Ele concilia as duas funções com excelência e consegue manter o alto nível nas duas áreas. Entre seus principais títulos na divisão master, Cássio ostenta medalhas de ouro no Europeu com e sem kimono, da IBJJF, e no World Pro, da AJP. 

Em entrevista ao VF Comunica, Cássio Silva elencou os principais desafios de liderar uma equipe no exterior.

“Para mim, a maior dificuldade de liderar uma equipe de Jiu-Jitsu na França com os objetivos que tenho é a cultura, que é bem diferente em relação ao Brasil. Por exemplo, se você disser a um brasileiro faixa-azul que dará a ele a oportunidade de viver do esporte e irá ajudá-lo nos custos de alimentação, treino e viagem, ele aceitaria na hora. Aqui, eles querem estabilidade e segurança, mas pouco a pouco estamos conseguindo mudar essa perspectiva”, contou o professor.

O faixa-preta reiterou que não vê os testes que superou ao longo de sua trajetória na Europa como adversidades e disse o que o deixa orgulhoso como professor.

“Não tive obstáculos, trabalho intensamente desde a faixa-azul. Sempre dei aula, estudei Jiu-Jitsu e treinei duro. E ainda faço isso todos os dias, é o que me deixa confortável na minha rotina. O que me deixa realizado é o ambiente criado na nossa academia, não só por mim hoje em dia, mas também pelos meus alunos graduados. Treinamos num ambiente familiar e com muita guerra, é claro (risos)”, contou Cássio.

Cássio Silva acompanhou de perto o crescimento do Jiu-Jitsu na França e é peça fundamental nesse processo. Ele comentou o desenvolvimento do esporte no país e destacou o empenho da CFJJB.

“O Jiu-Jitsu na França está evoluindo de maneira inacreditável. A Federação da França reuniu mais de 2 mil atletas numa competição neste ano. Diversos jovens talentos estão surgindo e pessoas qualificadas se empenham na evolução do Jiu-Jitsu no país”, afirmou Cássio.

Cássio indicou os próximos passos que ele e seu esquadrão vão dar nos próximos campeonatos e reforçou que vão se aventurar nos torneios com e sem kimono.

“Estarei em ação em inúmeras competições com e sem kimono até o fim do ano. Em outubro, participarei do Paris Open da CFJJB, do Londres Open e do Europeu Nogi, ambos organizados pela IBJJF. Já em novembro, vou competir no World Pro, da AJP, e no Paris Open da IBJJF. Devo fechar o ano no dia 2 de dezembro, com o Dublin Open da IBJJF”, concluiu o professor.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

WhatsApp Image 2023 10 03 at 11.18.40 VF Comunica Deise Leonanjo details "incredible" performance at Pan Nogi 2023

Deise Leonanjo details “incredible” performance at Pan Nogi 2023

WhatsApp Image 2023 10 03 at 15.48.34 VF Comunica Kaynan vence GP do Polaris em noite de show de Fabricio Andrey

Kaynan vence GP do Polaris em noite de show de Fabricio Andrey