O Grand Prix Absoluto do Polaris reuniu oito astros do grappling no último fim de semana, no País de Gales, e proporcionou uma disputa eletrizante. O bicampeão do ADCC Kaynan Duarte provou sua superioridade e retornou à coluna das vitórias no Jiu-Jitsu ao ter atuação dominante.
O craque da Atos enfileirou vitórias sobre Jason Rau, Isaak Michell e Fabricio Andrey para levar o cheque de 30 mil dólares (cerca de R$ 150 mil na cotação atual). Kaynan Duarte espantou as derrotas, venceu o GP de forma incontestável e provou que seu Jiu-Jitsu segue afiadíssimo.
Kaynan Duarte mostra Jiu-Jitsu afiado no Polaris
O pupilo de André Galvão mediu forças na final com o valente Fabricio Andrey, que tinha derrotado o campeão do ADCC Giancarlo Bodoni, e impediu uma façanha histórica do manauara. Kaynan puxou Fabricio para a guarda, conseguiu fazer o giro para as costas e finalizou o peso-pena com um estrangulamento.
Kaynan apresentou todas as versões do seu Jiu-Jitsu e se testou tanto por baixo quanto por cima. Ele foi eficiente nas quedas e mostrou o alto nível de sua guarda para raspar os adversários. Nas quartas de final, o bicampeão do ADCC finalizou Jason Rau com um katagatame e, em seguida, marcou 3 a 1 sobre Isaak Michell.
Após finalizar Fabricio e com o cheque em posse, Kaynan esbravejou com o título e transpareceu a sensação de alívio.
Fabricio Andrey não levou o cheque de 30 mil dólares no GP do Polaris, mas foi um dos protagonistas do torneio. O manauara fez uma campanha impressionante e derrotou o campeão do ADCC Giancarlo Bodoni e Owen Livesey para chegar à final contra Kaynan.
Com uma queda, Fabricio Andrey vence campeão do ADCC no Polaris
Diante de Bodoni, Fabricio conquistou sua vitória mais expressiva no grappling e levou o triunfo de forma magistral. Nutrido pela valentia, o atleta da Alliance resistiu a um armlock encaixado e voltou ainda mais determinado a sair com o braço erguido. Ele aplicou uma queda sobre Bodoni e freou as iniciativas de raspagem do americano. A vitória de Fabricio Andrey contagiou a plateia, que ficou completamente em choque com o que tinha acabado de acontecer.
Fabricio deixou a diferença de peso de lado e mesclou seu forte jogo de quedas com sua agilidade e pujança física para ter uma performance inquestionável.
Fabrício não temeu os adversários mais pesados, trocou queda e derrubou os perigosos Giancarlo Bodoni e Owen Livesey. Ele resistiu às investidas dos adversários e aproveitou o momento ideal para executar a queda no ankle pick. Fabricio também aplicou uma queda plástica de quadril em Kaynan, mas o atleta da Atos se levantou rapidamente e impediu que o manauara concluísse a posição.
Uma estrela do MMA também entrou em ação no Polaris 25. Ex-campeão peso-galo do UFC, Aljamain Sterling derrotou Mike Grundy por decisão unânime numa das superlutas do evento. Após o duelo, o americano de raízes jamaicanas aproveitou o momento para desafiar Sean O’Malley para uma revanche no Ultimate.
Leia mais sobre Jiu-Jitsu, no VFComunica.