
Classificada como a número 1 na liga de Wrestling mais importante da América, a ‘World of Wrestling’, Sienna Ocean já tem credenciais suficientes para reivindicar posições ainda mais ambiciosas como atleta de Wrestling.
No início de 2025, os próximos passos no esporte já estão traçados. Como campeã do California Super Tournament da CAGWA, Sienna garantiu uma vaga no campeonato estadual, realizado em Fresno, no dia 16 de março. No World of Wrestling, em Reno, ela estará em ação no início de abril.
Faixa-amarela de Jiu-Jitsu, foi sua paixão pela Arte Suave que a levou ao Wrestling, Sienna ainda almeja defender seu título no American Nationals e no Pan-Kids da IBJJF. Em entrevista exclusiva ao VF Comunica, a jovem atleta falou sobre o presente e o futuro. Para ela, já é possível planejar uma entrada nas Olimpíadas pelo Wrestling. Em 2032, ela pretende dar esse grande passo.
VF COMUNICA – Sienna, como você planeja começar sua temporada como atleta?
SIENNA OCEAN – Quero começar a temporada forte. No momento, não há muita coisa acontecendo no Jiu-Jitsu além dos Opens, então ainda estou focada na minha temporada de wrestling. Depois de ganhar o primeiro lugar no California Super Tournament da CAGWA, estou automaticamente inscrita para o campeonato estadual em Fresno no dia 16 de março. Então, tenho a final da competição World of Wrestling, que é o Reno Worlds, de 3 a 5 de abril. O objetivo é terminar minha temporada mantendo minha classificação atual como a número 1 do país com o título “All American”, abaixo de 12 anos de idade e 110 libras. Depois, será hora de voltar ao Jiu-Jitsu e me preparar para o American Nationals e o Pan Kids!
VF COMUNICA – Como atleta de Jiu-Jitsu e Wrestling, como você coordena suas prioridades?
SIENNA OCEAN – É difícil competir em alto nível em dois esportes diferentes. Eu amo os dois esportes, eles se complementam. Para minha sorte, eles não entram em conflito no que diz respeito às temporadas. Sou capaz de continuar crescendo no Jiu-Jitsu enquanto me concentro principalmente no wrestling durante a temporada e vice-versa. Tendo em mente que eu vou para a escola presencialmente, porque não estudo em casa, ainda tenho que manter minhas notas já que tenho orgulho da média “A” que tenho agora.
VF COMUNICA – Você investiu muito no Wrestling e já venceu competições regionais. Você pretende competir nas Olimpíadas?
SIENNA OCEAN – Atualmente estou classificada como a número 1 do país na maior liga de wrestling, que é a World of Wrestling. Alcançar essa meta só me deixou mais faminta por títulos maiores. Tenho um longo caminho a percorrer no wrestling, pois ainda nem comecei minha jornada no esporte no ensino médio. Meu objetivo final é vencer as Olimpíadas de 2032. Esse seria o primeiro ano em que poderia competir nas Olimpíadas, pois seria muito jovem em 2028.

VF COMUNICA – Wrestling é um estilo de luta agarrada que pode ser uma grande ajuda no Jiu-Jitsu. Quais habilidades você acha que melhorou desde que começou a treinar no esporte?
SIENNA OCEAN – Sinto que muitas habilidades melhoraram quando comecei a lutar wrestling. Principalmente, posso dizer que melhorou minha resistência, minha velocidade e minha agilidade. Isso ajudou muito no meu Jiu-Jitsu. Além disso, o wrestling sendo um esporte tão exigente mental e emocionalmente, consegui aprender lentamente a controlar minha capacidade mental em momentos de alto estresse, em ambos os esportes.
VF COMUNICA – No começo do ano, quais metas você definiu como prioridades para 2025?
SIENNA OCEAN – A partir de 2025, meu principal objetivo é vencer o Reno Worlds e reivindicar o primeiro lugar no país e, obviamente, estou indo para meu segundo título no Pan Kids, agora como faixa-amarela.
VF COMUNICA – Você ficou em segundo lugar no 70º Tulsa Nationals com uma excelente performance de 4-1. O que você pode dizer sobre essa experiência?
SIENNA OCEAN – Embora tenha sido difícil aceitar uma derrota em uma luta tão acirrada, perdendo por apenas 2 pontos, foi uma ótima experiência. Aprendi uma lição muito importante de não me concentrar em terminar a luta com um pin, mas em vez disso, mostrar meus talentos de luta livre, onde eu poderia facilmente ter marcado mais pontos e obtido a vitória.
Além dessa lição difícil, tive algumas lutas muito boas. Na minha primeira luta, consegui terminar com um pin em 9 segundos. Na segunda, eu marquei 17-0 e terminei a luta no segundo round. Após minha derrota, fui desafiada para uma revanche. Eu tinha perdido para aquela oponente no meu último torneio no Freakshow, mas desta vez consegui vencer a luta contra ela.
No geral, foi ótimo porque ninguém conseguiu marcar pontos em mim, exceto por um erro que cometi, o que me deixa confiante para os próximos torneios.