
A rivalidade no esporte é um dos assuntos que mais rendem, e no Jiu-Jitsu não é diferente. Victor Hugo, tetracampeão mundial pela IBJJF, é mais um dos convidados do Off The Mats, um episódio exclusivo já disponível no canal VF Comunica, no YouTube. O faixa-preta de Xande Ribeiro dissecou, em entrevista ao jornalista Vitor Freitas, a rivalidade nutrida com Nicholas Meregali ao longo da carreira.
Um episódio peculiar entre os dois aconteceu no Mundial da Califórnia em 2021. Na semifinal da categoria de peso, Nicholas Meregali venceu Victor Hugo, mas as provocações da torcida do oponente tiraram Meregali do sério e ele acabou mostrando o dedo do meio para o público. A reação repercutiu e Nicholas foi desclassificado por má conduta. A vitória contra VH foi anulada e ele ficou impedido de disputar as finais, da divisão e do absoluto.
Victor Hugo, que já aguardava a entrega de medalhas, decepcionado com a derrota, disse que não acreditou quando começou o burburinho da desclassificação.
“Começaram a surgir rumores de que iam desclassificar ele, mas não acreditei. Para mim não passava de um rumor, mas isso foi aumentando. Eu já estava pensando onde eu errei, planejando o próximo Mundial, os próximos campeonatos. Depois veio alguém da organização, disse que ele tinha sido desclassificado e perguntou se eu gostaria de continuar na chave.”, relatou.
Victor Hugo disse que sofreu julgamentos depois da desclassificação de Meregali
Ao relembrar a experiência, Victor citou o amargor que sentiu na competição e complementou que a decisão de voltar para a chave, depois da desclassificação, desagradou muita gente. Victor Hugo seguiu em frente e venceu, mas ciente de que a sua responsabilidade como atleta seria ainda maior nas competições seguintes.
“Teve um gosto estranho, muita gente falando que não era para eu ter voltado. Foi uma situação única. Perder a cabeça acontece, mas não poderia ser daquela forma. A gente sente isso desde a faixa-azul azul, com as torcidas, ter dado ouvido a isso na faixa-preta foi uma coisa que me impressionou.”, comentou VH.

Em duelo mais antigo, Nicholas já havia se incomodado com a torcida do rival
No mesmo tópico, Victor Hugo disse que essa situação no Mundial não foi um acontecimento isolado. O que mudou foi a repercussão, mas algo parecido já tinha acontecido antes, em um confronto anterior dos dois no Brasil.
“A primeira vez que a gente lutou no Brasil, aconteceu a mesma coisa. A galera de fora estava falando muito e ele começou a conversar com eles. Eu falei: ‘cara, a luta é aqui. Luta comigo e depois faz o que quiser.’ É o jeito que ele reage.”, disse Victor no Off The Mats.
No ano seguinte, em 2022, Victor Hugo voltou ao topo do Mundial na Pirâmide, nos Estados Unidos. Em 2023, o competidor da Six Blades alcançou o apogeu no torneio com kimono. Ele foi campeão ouro duplo, vencendo todas as disputas na divisão de peso e no absoluto, estabelecendo-se de vez como uma referência no esporte.