
Mikey Musumeci foi campeão do peso pluma no Europeu de 2020, mas foi especialmente uma vitória do faixa-preta no absoluto que tem ainda mais qualidades para ser relembrada com o passar do tempo. Na ocasião, o competidor norte-americano, inscrito no peso pluma, enfrentou Seif-Eddine Houmine na jornada no peso aberto, um oponente que foi vice-campeão no pesadíssimo, a divisão mais pesada da tabela.
A eficiência do Jiu-Jitsu quanto à dominância do mais fraco sobre o mais forte foi uma ideia propagada e comprovada pelos primórdios da família Gracie, que começou o processo de popularização da prática do esporte ao redor do mundo. A luta de Musumeci contra Houmine bebe diretamente dessa forte. A imagem dos dois, frente a frente, é capaz de chamar atenção até do espectador que pouco se importa com o Jiu-Jitsu em si, desperta imediatamente uma curiosidade. Será que esse rapaz, bem menor, tem chances contra um rival muito maior e mais pesado? A técnica responde.
Mikey Musumeci puxou para a guarda sem medo de ser amassado; guarda elástica deu o tom do duelo
Logo no início do confronto, Mikey Musumeci toma a dianteira na ação e chama o adversário grandalhão para uma guarda aberta. Seif-Eddine se movimenta pouco para passar, mas sempre acaba limitado pelos ganchos da guarda aranha de Mikey Musumeci. Quando é mais contundente para chegar ao lado na tentativa de faturar os 100 quilos, a perna do magrinho surge do nada para repor.
A luta permaneceu dessa forma durante todos os dez minutos do cronômetro da IBJJF, tempo determinado para os atletas na faixa-preta, da divisão dos adultos. Em certos momentos, Seif parecia impaciente e até rechaçou a gentileza de Musumeci, que tentou um aperto de mão, no final do confronto. Pouco combativo para passar a guarda, o atleta do pesadíssimo ficou atrás no placar com duas punições, aplicadas na reta final da luta. Em uma tentativa de ataque que não funcionou diante da resiliência de Musumeci, ele tentou estrangular dentro da guarda, com o antebraço atravessado sobre o rosto de Mikey, que visivelmente sentiu a pressão, mas não cedeu.

O Europeu da IBJJF vai dar início às grandes competições de 2025. O campeonato, que retorna a Lisboa, está programado para acontecer de 17 a 25 de janeiro, com grandes nomes da elite do esporte na luta pelo título.