
Levantar um campeonato de Jiu-Jitsu do zero não é uma tarefa fácil e Thalles Guimarães, presidente da Liga Mineira de Jiu-Jitsu, sabe muito bem disso. Desde o primeiro campeonato, em março de 2023, muita coisa mudou para uma das federações de Jiu-Jitsu brasileiras que mais crescem.
“Lembro de quando tocou o hino nacional, o ginásio lotado e eu estava todo emocionado porque ali estava começando o início de uma jornada que eu tinha certeza que iria mudar o cenário do Jiu-Jitsu aqui em Minas e mudaria a vida de muitas pessoas. Foi uma mistura de sentimentos, de felicidade com um pouco de aflição. Em pouco tempo já conseguimos perceber o quanto conseguimos evoluir e crescer com a federação.”, disse Thalles.
Territorialmente, Minas Gerais tem diversas oportunidades e a LMJJ vem fazendo um excelente trabalho de expansão
Atuar em Minas Gerais é um desafio por si só, considerando a amplitude do território. Segundo Thalles, definir as cidades que vão sediar cada etapa é uma das tarefas mais exigentes. “Buscamos cidades estruturadas que possuam ginásios confortáveis para receber bem o grande público que sempre está presente nos eventos.”.
Atualmente, o Jiu-Jitsu competitivo alcançou um nível tão elevado que há oportunidades de competição em quase todos os finais de semana. Qualquer empreendedor que decida atuar nessa área tem que ter isso em mente: concorrência acirrada. Como se diferenciar para atrair e valorizar os competidores? O presidente da LMJJ sabe a resposta.
“Quem participa dos campeonatos da LMJJ sabe o quanto trabalhamos para oferecer uma experiência diferenciada aos atletas e familiares. Estamos sempre buscando o que há de melhor no mercado. Atualmente, contamos com disputas No Gi, desafios Kids com premiações e cinturão, temos também um festival Kids incrível. Estamos operando com um novo sistema todo online, que facilita muito a comunicação com os atletas e professores. O tratamento que ofertamos desde o primeiro contato, da inscrição até o dia do evento, também é um diferencial.”, explica.
Thalles diz que as equipes estão motivadas a melhorar junto com a federação
Para além da interação do dia da competição, Thalles tem notado que a LMJJ tem inspirado as equipes a buscar mais profissionalismo. “Estamos vendo e vivenciando o crescimento de todas as equipes que estão buscando evoluir junto com a federação, se aprimorando com padronização de uniformes, investimento de marketing, capacitação com cursos de regras, staff, etc.”.
A próxima etapa do circuito é em Juiz de Fora e foi nessa mesma cidade que a LMJJ realizou a última fase de competições da temporada passada, no ano de estreia da federação mineira. Estar novamente no local, para o encerramento de mais uma temporada de sucesso, é uma experiência que Thalles vive com a emoção de quem sabe que está fazendo a diferença.
“Lembro da última etapa do ano passado, em Juiz de Fora. Quando vi o evento todo pronto, olhei para o lado e segurei para não chorar. Foi muito emocionante, pois naquela cidade, há quase 20 anos, eu estava fazendo a minha estreia em competições, ainda na faixa-branca. Estar lá novamente, agora como presidente dessa federação, foi algo que me marcou muito. Saber que aquele faixa-branca, de anos atrás, está hoje contribuindo para o crescimento do esporte como um todo.”, relembrou.