em

Totonho Aleixo, presidente da FILLE-PRO, celebra edição de 2024 do Mundial de Luta Livre Profissional

Centenas de atletas participaram do evento que entregou premiação em dinheiro e estrutura de alto nível

Compartilhe!
Mundial de Luta Livre Profissional, que aconteceu esse mês em Manaus, entregou alto nível em estrutura e organização de acordo com Totonho Aleixo.
Mundial de Luta Livre Profissional, que aconteceu esse mês em Manaus, entregou alto nível em estrutura e organização. Foto: @raphaotv

O Mundial de Luta Livre Profissional, organizada pela FILLE-PRO, Federação Internacional de Luta Livre Esportiva e Grappling Profissional, que aconteceu no domingo do dia 7 de julho, em Manaus, Amazonas, mostrou que a modalidade está muito bem representada pela federação, que se desenvolve anualmente motivada pelo desejo de profissionalizar os atletas e elevar a Luta Livre a um patamar de alto nível. 

De acordo com Totonho Aleixo, presidente da FILLE-PRO, cerca de 800 atletas, incluindo brasileiros e estrangeiros, lutaram no evento montado no Studio 5, que faz parte do Centro de Convenções de Manaus. Em entrevista ao VF Comunica, ele disse que esse tipo de torneio no Amazonas, um berço das artes marciais, vem atraindo competidores de regiões diversas, todos com o ideal de se vincular a uma federação séria, com renome no meio, além de atraídos por uma premiação que valoriza a classe.

Leia abaixo a entrevista completa com Totonho Aleixo!

VF COMUNICA:  Totonho, qual foi o resumo do Mundial de Luta Livre no domingo do dia 7 de julho, o que você apontaria como destaque do evento? 

TOTONHO ALEIXO:  A Luta Livre Esportiva no Amazonas, ao longo dos anos, tem se tornado referência na realização de grandes eventos de grappling, mais especificamente os realizados pela FASUB, Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva. O estado do Amazonas faz fronteira com vários países e muitas equipes vêm participar dos eventos da FASUB, além de times de outros estados como Roraima, Acre, Rondônia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. Desta forma, constatamos a necessidade de criarmos uma federação internacional, cujo objetivo foi integrar e valorizar os atletas nacionais e estrangeiros. Assim, há um ano, nasceu a FILLE-PRO, Federação Internacional de Luta Livre Esportiva e Grappling Profissional. A ideia deu muito certo, prova disso é o Mundial de Luta Livre 2024, que está sendo considerado referência em estrutura, organização e valorização dos atletas. É difícil apontar o que foi destaque no evento, porque foi um conjunto de pontos que devem ser destacados: ginásio climatizado, árbitros qualificados, lutas de alto nível, boa premiação em dinheiro aos atletas, equipe médica de excelência, cronograma sem atrasos. Enfim, graças a Deus foram muitos pontos positivos, mas é claro que temos muito para evoluir e vamos melhorar.   

VF COMUNICA: Como foi a adesão de times e de atletas na competição? O torneio recebeu atletas de diferentes regiões do país e nacionalidades, como o evento surpreendeu na estrutura?

TOTONHO ALEIXO: Tivemos em torno de 800 atletas e 40 equipes de vários estados brasileiros, além da participação de três países: Peru, Venezuela e Colômbia. A estrutura do evento foi um dos pontos fortes, de forma inédita o evento foi realizado no ginásio climatizado e confortável dentro de um shopping da cidade. Do lado de fora, o clima beirava os 40 graus e dentro do ginásio a temperatura estava agradável, cerca de 20 graus. Na estrutura, destaco também os telões em led, transmissão com locução profissional das lutas ao vivo, entre outros diferenciais.   

VF COMUNICA: O Mundial também pagou em dinheiro. Como isso impacta na profissionalização do esporte? 

TOTONHO ALEIXO: Sabemos que a vida de atleta não é fácil e para se manter em alto nível é preciso investir, por isso a importância de uma boa premiação ao atleta. Esse certamente é um fator motivador. Temos a expectativa, depois desse evento, de conseguir mais patrocinadores, assim poderemos melhorar o os próximos eventos e fazer mais pelo atleta. Essa é a visão a FILLE-PRO. 

VF COMUNICA: Quais são as ambições da federação na promoção da luta livre e do grappling?

TOTONHO ALEIXO: Temos como meta fazer a diferença no mundo da luta, estamos em um estado com enorme beleza natural e com os olhos do mundo sempre voltados para a Amazônia. Nós acreditamos que esse é um diferencial importante, aliado a isso Manaus e o Amazonas são uma fábrica de grandes atletas de grappling e MMA. Também estamos negociando com empresários da luta de outros países para futuras parcerias. Em momento oportuno vamos divulgar boas novidades.

VF COMUNICA: Você concedeu a faixa-preta de Luta Livre à Mica Galvão, um dos expoentes do grappling na atualidade. Como você acha que essa graduação influencia no desempenho de Mica?

TOTONHO ALEIXO: O Melqui é meu amigo e faixa-preta de Luta Livre, graduado por mim. O Mica treina Luta Livre desde os 6, 7 anos de idade, ele sempre lutou os eventos da nossa federação. Garoto muito educado, disciplinado e talentoso. Acompanhamos de perto a trajetória do Mica e era visível o talento e evolução na luta. Na época que decidimos graduá-lo com a faixa-preta, com 17 anos, isso foi motivo de muita discussão no meio da Luta Livre, mas reuni com os conselheiros da federação e de forma excepcional, pela primeira vez na história da Luta Livre, concedemos o título de faixa-preta de Luta Livre Esportiva ao Mica Galvão. O tempo nos mostrou que estávamos certos. O Melqui e o Mica sempre levam a bandeira de Luta Livre Esportiva pelo mundo e isso é motivo de orgulho para todos nós.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 10.06.08 VF Comunica Thalles Guimarães, presidente da LMJJ, conta os planos da federação que mais cresce em Minas Gerais

Thalles Guimarães, presidente da LMJJ, conta os planos da federação que mais cresce em Minas Gerais

WhatsApp Image 2024 07 17 at 11.50.02 VF Comunica Luciano Bernert sobre segredo para ter alunos campeões na Start Doing: "A orientação é lutar com o coração"

Luciano Bernert sobre segredo para ter alunos campeões na Start Doing: “A orientação é lutar com o coração”