
No dia 2 de agosto, no Rio de Janeiro, o advogado tributarista Bruno Durão vai trocar o terno pelo quimono para estrear como atleta de Jiu-Jitsu em uma superluta do Sul-Americano LJJB Della Riva Cup, um dos campeonatos mais tradicionais da modalidade no continente. A disputa será no Club Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Além do desafio nos tatames, Bruno quer inspirar solidariedade: ele vai custear a inscrição de 50 crianças de comunidades carentes.
Bruno encontrou no Jiu-Jitsu uma forma de equilibrar a rotina intensa do mundo jurídico. “Comecei no Jiu-Jitsu por recomendação médica, buscando mais disposição. Não imaginava que me apaixonaria pelo esporte dessa forma”, conta. Desde então, treina sob a orientação do Mestre Paulinho Pändion. “Ele me ensinou que o Jiu-Jitsu vai muito além da luta. É disciplina, humildade e evolução pessoal a cada treino”, destaca.
A competição faz parte do calendário da Liga de Jiu-Jitsu Brasileiro (LJJB) e este ano homenageia o Mestre Della Riva, referência mundial na modalidade. “O Sul-Americano LJJB Della Riva Cup vai reunir atletas de alto nível, que disputam campeonatos brasileiros e europeus. Todos os lutadores de superluta são competidores natos”, ressalta Marcelo de Deus, da organização.
Este ano, a Liga também lança uma campanha solidária para arrecadar agasalhos. “Estamos constantemente enfrentando ondas de frente fria e existem diversas pessoas que não têm como se aquecer. A @ljjboficial lança a campanha DOE UM AGASALHO. Quem quiser fazer parte dessa corrente do bem pode levar um casaco ou cobertor no dia da competição e doar”, reforça Marcelo de Deus, presidente da Liga.
A cerimônia de abertura está marcada para as 11h e a superluta de Bruno acontece em seguida. O evento começa às 9h, no Club Municipal, e segue até o fim da tarde, reunindo famílias, atletas e apoiadores em um dia de muita emoção dentro e fora do tatame.