em

Maguila, ícone do pugilismo nacional, morre aos 66 anos de idade

Pugilista foi vítima da encefalopatia traumática crônica, doença resultante de golpes constantes na região da cabeça

Compartilhe!
Maguila, ídolo do boxe brasileiro, ficou conhecido pela mão pesada e pela personalidade insólita.
Maguila, ídolo do boxe brasileiro, ficou conhecido pela mão pesada e pela personalidade insólita. Foto: Divulgação

José Adilson Rodrigues do Santos, boxeador conhecido como Maguila, morreu nesta quinta, dia 24, vítima de complicações de demência pugilística, aos 66 anos de idade, em São Paulo. O lendário peso pesado do Boxe brasileiro foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica em 2013 e, nos últimos anos, o seu estado de saúde começou a deteriorar apesar dos tratamentos.

A esposa do ex-lutador, Irani Pinheiro, confirmou a morte de Maguila à TV Record. De acordo com ela, Maguila permaneceu internado por quase um mês e um nódulo no pulmão dele foi descoberto. 

“Ele ficou 28 dias internado e a gente optou por não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica. (…) Foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de líquido do pulmão, não foi possível fazer a biópsia.”, explicou Irani.

Ao longo dos anos, Maguila nocauteou mais de 60 oponentes

Adilson Maguila, nascido no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju, acumulou vitórias importantes ao longo de 17 anos de carreira. No cartel, um total de 85 lutas estão registradas. Das 77 vitórias, 61 aconteceram por nocaute. Quanto a títulos acumulados ao longo de quase duas décadas de atividade, o pugilista sergipano foi mais de uma vez campeão brasileiro, sul-americano e venceu o Mundial da WBF. 

Por conta de uma personalidade única, que deixava transparecer um alívio cômico, Maguila se tornou uma figura notória não apenas nos ringues, mas também nos programas de entretenimento. Como boxeador, o lutador brasileiro já enfrentou ídolos do esporte como Evander Holyfield e George Foreman. 

O corpo de Maguila foi velado nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital. Depois, o corpo seguiu em cortejo para São Caetano do Sul. Familiares e fãs acompanharam a cerimônia. Irani, viúva do lutador, disse que o cérebro do pugilista será doado para estudos conduzidos por especialistas em demência pugilística. As informações são do Globo Esporte.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 10 23 at 12.55.53 VF Comunica Vagner Rocha fala sobre rivalidade com Carlon Sabino em entrevista exclusiva: "Maior coça que já vi na vida"

Vagner Rocha fala sobre rivalidade com Carlon Sabino em entrevista exclusiva: “Maior coça que já vi na vida”

WhatsApp Image 2024 10 25 at 19.03.00 2 VF Comunica Jansen Gomes encabeça lista de brasileiros vitoriosos no ADXC 6, em Abu Dhabi

Jansen Gomes encabeça lista de brasileiros vitoriosos no ADXC 6, em Abu Dhabi