em

Lucas Norat passa carreira a limpo e visa luta no WNO

Compartilhe!
338163729 1347323372491358 6847284222569909828 n VF Comunica Lucas Norat passa carreira a limpo e visa luta no WNO
Lucas Norat levou o bronze no Pan-Americano 2023. Foto: Reprodução/Instagram

O carioca Lucas Norat é uma das principais apostas da Gracie Barra para brilhar nos principais campeonatos. Lucas foi revelado pelo professor Villeem Coelho na GB Jacarepaguá e mora no Arizona desde 2017. Ele integra a elite do Jiu-Jitsu há quase três anos, quando foi condecorado por Flavio Cachorrinho, e obteve resultados expressivos nas competições que se testou desde então. Neste ano, Lucas levou o bronze no Pan-Americano da IBJJF no superpesado. 

Ao longo de sua curta e promissora jornada na faixa-preta, Lucas Norat se consagrou campeão dos Opens de Phoenix e Charleston e venceu superlutas de eventos de grappling, como F2W e Third Coast Grappling. O retrospecto dele nas faixas coloridas é notável. Norat foi campeão brasileiro, sul-americano e americano com e sem kimono. 

Lucas conheceu o Jiu-Jitsu na adolescência pela necessidade de enfrentar o bullying. Até então, não tinha se identificado com nenhum esporte, até que o Jiu-Jitsu se transformou numa paixão.

“Comecei a treinar Jiu-Jitsu aos 13 anos de idade. Eu sofria bullying na escola e tinha uma briga marcada com um menino muito maior que eu para quando eu voltasse de férias. Então pedi para o meu pai me levar para treinar com ele, que já era faixa-roxa na época. E, pela primeira vez na vida, percebi que levava jeito num esporte. Eu nem comentei com o meu pai a questão da briga e acabou que jamais aconteceu, mas o Jiu-Jitsu ficou comigo para sempre”, conta o faixa-preta.

Norat partiu para o Arizona para correr atrás do sonho de viver em prol do Jiu-Jitsu. Hoje, ele treina e dá aulas na GB East Mesa, uma das equipes mais renomadas do estado. Ele lembra que quando chegou à região não havia tantas equipes de Jiu-Jitsu, porém, a arte marcial se disseminou nos últimos anos.

“O Jiu-Jitsu no Arizona tem crescido muito rápido. Quando eu me mudei para cá, em 2017, só havia praticamente algumas academias, como Gracie Barra, a do Gustavo Dantas, do Tanquinho entre outros, mas era muito escasso. Atualmente, o estado virou um dos maiores polos nos EUA, com atletas renomados, não só da Gracie Barra, mas também da Ares, com o Queixinho, e os alunos do Marcio André, que formam um time forte. Há poucos meses, lutei num campeonato local da Federação do Arizona com uma premiação boa em jogo e a chave do Absoluto tinha lutadores vitoriosos, como eu, Marcio André, Danilo Moreira, Josh Guerra, entre outros. Poderia muito bem ser um card de um evento grande transmitido pela Flograppling”, compartilha o atleta da Gracie Barra.

Lucas se dedica ao Jiu-Jitsu e ao grappling e tem a ambição de se tornar um especialista nas duas modalidades. O representante da Gracie Barra aponta que diversos atletas veem essa conciliação como uma barreira. No entanto, Norat confia que é possível se especializar nas duas áreas caso a disciplina fique em primeiro lugar.

“Muitas pessoas acreditam que conciliar duas carreiras é um obstáculo, no entanto, é o contrário para mim. Sou um melhor empresário pela mentalidade de atleta que eu construí ao longo dos anos, e eu sou um melhor atleta pelo senso de propósito que é adicionado à minha rotina. Eu me sinto mais autêntico como professor e faço o que gosto diariamente, ao invés de me esconder atrás da minha faixa-preta e me aposentar usando a desculpa que tenho que dar aulas na academia e não dá para treinar direito. Óbvio que não é fácil, mas com disciplina e organização, consigo treinar em alto nível, fazer preparação, tocar os negócios e dar aulas, tudo em um dia. Eu também tenho uma rede de apoio muito grande com meus companheiros de trabalho e, principalmente, minha esposa, que me ajuda no dia a dia”, diz Norat.

363821518 18379722928062253 6541392962504344051 n VF Comunica Lucas Norat passa carreira a limpo e visa luta no WNO
Lucas Norat foi campeão do Phoenix Open Nogi. Foto: Reprodução/Instagram

O brasileiro é um competidor assíduo nos torneios da IBJJF e está em constante evolução. Ele quer uma revanche contra Mathias Luna e garante que está preparado para conquistar a vitória.

“Gostaria de enfrentar o Mathias Luna. Ele me ganhou na final do absoluto do Phoenix Open recentemente. Cometi um erro e paguei caro, mas eu sei que eu consigo ganhar dele. O estilo dele de lutar é fazendo catimba, entrando na cabeça dos adversários, eu até curto e respeito, só que isso não vai funcionar comigo. Só quero minha revanche e mais uma oportunidade para mostrar o que eu sou capaz”, dispara Norat.

Lucas Norat começou recentemente um novo ciclo em sua vida profissional. Ele passou a ser agenciado por Bruno Bastos, um dos empresários mais influentes na comunidade do Jiu-Jitsu. Ele comenta o acordo e está otimista para pintar em grandes eventos de lutas casadas.

“Estou animado com essa nova fase da minha carreira. Fechar com o Bruno Bastos e seu time de agenciados é uma honra. A maior razão que eu escolhi fechar com o Bruno foi o profissionalismo e tratamento que ele me deu. Eu senti muita confiança no trabalho dele e, se vamos trabalhar juntos, o relacionamento tem que ir além do business e dos números. Estamos conversando para eu conseguir estar nos maiores eventos, como WNO e UFC Fight Pass num futuro próximo”, pondera Norat.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

WhatsApp Image 2023 09 12 at 16.55.27 VF Comunica Lucas Norat cleans up his career and aims to fight in the WNO

Lucas Norat cleans up his career and aims to fight in the WNO

WhatsApp Image 2023 09 13 at 15.25.06 VF Comunica Tricampeã do World Pro, Brenda Larissa visa título no Grand Slam Miami

Tricampeã do World Pro, Brenda Larissa visa título no Grand Slam Miami