
O FSA Pro Cup, marcado para o dia 17 de dezembro na Rússia, promete ser um palco de grandes confrontos no cenário do jiu-jitsu internacional. Entre os destaques do evento, João Miyao, reconhecido pela guarda ferrenha e ataques de berimbolo, está vindo da conquista de um título no Mundial Master da IBJJF. E enfrentará Giorgi Razmadze, em um duelo de alto nível. Outro combate aguardado é entre Jonnatas Gracie, que vem de uma vitória contundente no UFC Fight Pass Invitational, e Magomed Dzharbayev.
Gracie, que foi primeiro lugar no Mundial IBJJF Nogi em 2022, não perde há cinco lutas, recentemente tendo derrotado Joian Lima, Rafael Borges e Uanderson Ferreira no ADGS, sendo um dos favoritos do torneio. Após uma performance brilhante no UFC Fight Pass Invitational, o faixa-preta já tem um histórico recente de vitória para encarar o novo desafio na Rússia. Na luta da semana passada, Jonnatas já começou desviando de consecutivas tentativas de guarda-aranha por parte do Kyle Chambers. O brasileiro catou uma gravada quase perfeita, ainda assim o oponente conseguiu se desvencilhar.
Em uma virada fora de série, Gracie saiu de uma chave de perna, mochilou e estrangulou por duas vezes. A segunda parcial começou com Jonnatas levando dois pontos de vantagem, com raspagens tranquilas, ele foi galgando no placar até finalmente soltar um estrangulamento invertido em Kyle, que não resistia mais e desistiu. O brasileiro comentou sobre como tentou uma estratégia diferente nessa disputa.
“Nessa luta eu tentei mudar um pouco meu estilo e melhorar minha performance. Para subir no ranking, sei que preciso mostrar minhas habilidades.” – concluiu Jonnatas Gracie.
Já João Miyao, um dos maiores nomes do jiu-jitsu na categoria faixa-preta master 1, já está intensificando os treinos para seu próximo desafio internacional. Após conquistar mais um título em agosto, no Mundial Master da IBJJF em Las Vegas, o atleta da equipe Cícero Costha Canadá foca agora em sua preparação para uma aguardada luta na Rússia. Conhecido por sua técnica apurada e consistência nos tatames, Miyao busca manter o alto nível de desempenho em competições globais, representando o Brasil com sua habitual garra e determinação.