O ADCC anunciou que vai colocar em prática a quarta luta entre Felipe Pena e Gordon Ryan no evento principal da organização na temporada, agendada para os dias 17 e 18 de agosto na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Os dois expoentes do grappling vão se enfrentar em uma superluta escalada para o evento. Felipe Pena está confirmado também para atuar na divisão acima de 99 kg, bem como no peso aberto. Gordon Ryan, atual campeão da divisão do rival, está escalado também para enfrentar Yuri Simões, campeão absoluto na última edição do tradicional torneio de grappling.
ADCC trabalha em divulgação para prender interesse diante da concorrência com o CJI
Com a concretização de um confronto muito aguardado pelos fãs da luta agarrada, o ADCC está agindo em iniciativas para manter boa parte dos holofotes no evento, já que, mesmo com desfalques importantes depois da migração para o CJI, nomes como Nicholas Meregali, Mica Galvão e Diego ‘Pato’, incluindo o próprio Gordon, continuam confirmados. “No dia 17 de agosto nós veremos a quarta luta de uma das maiores rivalidades do Jiu-Jitsu, que já dura mais de oito anos.”, anunciou o ADCC nas suas redes sociais.
Felipe ‘Preguiça’ e Gordon Ryan já se enfrentaram três vezes e o placar favorece o brasileiro, com uma vantagem de duas vitórias contra um resultado positivo do pupilo de John Danaher. A primeira vez que ambos se enfrentaram foi em 2016. Na ocasião, o faixa-preta da Gracie Barra venceu por finalização via mata-leão. A revanche aconteceu no ano seguinte, 2017, e a glória permaneceu com o mesmo dono, ‘Preguiça’, que venceu Ryan por seis pontos a zero na final do absoluto no ADCC. Foi em uma edição do WNO de 2022 que Gordon Ryan conseguiu a redenção, vencendo o oponente brasileiro por finalização. No entanto, Felipe ainda possui uma vitória a mais nesses capítulos de rivalidade.
Quarto confronto entre ‘Preguiça’ e Gordon teve que ser postergado por conta da saúde no norte-americano
Em 2023, a quarta disputa entre os dois quase aconteceu no Who’s Number One, mas Gordon abandonou o confronto dias antes da data agendada para a luta, 25 de fevereiro, alegando problemas de saúde provocados por complicações estomacais, uma condição que o próprio Gordon tornou pública, fazendo com que seu retorno aos tatames se tornasse uma grande incógnita. Na edição 24 do WNO, que aconteceu no dia 21 de julho, Gordon regressou à ação e venceu Josh Saunders por finalização em seu primeiro compromisso da temporada, dirimindo dúvidas a respeito de sua boa forma. Felipe ‘Pena’ também vem de vitória recente: ele venceu Rafael Lovato Jr. por decisão da arbitragem no dia 10 de maio, também no WNO.