Nas três disputas de cinturão da edição de número 24 do Who’s Number One, que aconteceu nesta quinta, dia 20 de junho, nos Estados Unidos, a única divisão que trocou de campeão foi a do peso médio, que coroou Jonnatas Gracie como o novo rei da categoria. Na luta contra Jacob Couch, o faixa-preta da Atos esteve atento aos comandos de André Galvão para trabalhar em um jogo de aplicação de muito peso por cima, garantindo pressão e imobilização do oponente durante todo o combate. Uma estratégia que levou Jonnatas ao topo da divisão.
‘Pato’ finaliza luta para continuar dono de dois cinturões do WNO
Uma aguardada disputa entre dois dos maiores grappler brasileiros, Diego ‘Pato’ e Fabricio Andrey, fez valer toda a expectativa. No confronto que começou ligeiro, com bastante transição de posições, como toda boa luta entre os mais leves, Fabricio Andrey representou mais perigo ao atual campeão nos minutos iniciais, chegando a receber um ‘judges favor’ para o seu lado do corner. O recálculo de rota de ‘Pato’ não demorou a sintonizar e o faixa-preta da AOJ começou a agir para manter o seu reinado duplo dentro da organização. Ao finalizar o atleta da Alliance com um mata-leão, depois de dominar as costas, ‘Pato’ permanece campeão das divisões pena e leve do WNO.
The king is back! Gordon Ryan retorna aos palcos do grappling com vitória na defesa do título
O retorno de Gordon Ryan aos tatames, uma promoção de luta principal que aconteceu em cima da hora, por conta da saída de Luke Griffith do main event contra Victor Hugo, decorreu de acordo com o esperado. Contra Josh Saunders, o favoritismo de Gordon permaneceu potente e, em sua primeira performance depois dos alegados problemas de saúde, complicações no estômago, Gordon se saiu bem, finalizando o adversário com uma chave de calcanhar. Agora, inaugurando a temporada, Gordon está pronto para dar continuidade ao seu reinado no ADCC.
Victor Hugo, encarando novo adversário depois da saída de Luke Griffith do card, enfrentou Javier Zaruski, da Atos, em um confronto válido pelo peso pesado. O faixa-preta de Xande Ribeiro entrou no tatame com jogo agressivo, mantendo-se na liderança de um duelo movimentado, com a dupla saindo algumas vezes da área de luta. Em uma oportunidade de domínio das costas, Victor Hugo passou a mão na frente do pescoço para estrangular, mas o braço parou no rosto do oponente, o que não impediu que ele continuasse arrochando o mata-leão, no melhor estilo cross face, obrigando Zaruski a bater em desistência.
Tainan Dalpra e Jay Rod protagonizam luta movimentada; brasileiro fica com o resultado positivo
Outro representante da AOJ no WNO 24, Tainan Dalpra mais uma vez mostrou que chegou ao grappling para construir uma carreira condecorada. Com a vitória sobre Jay Rodriguez, contabilizada hoje, Tainan permanece invicto no sem kimono, com três lutas e três vitórias. No confronto contra o atleta da B-Team, Tainan chegou a enfrentar dificuldades robustas nos primeiros minutos, sendo pressionado no jogo por cima de Jay, que vinha neutralizando muito bem a guarda do brasileiro. Quando Tainan reverteu a posição e ficou por cima, o cenário começou a mudar, com domínio de costas e tentativas mais contundentes de finalização. O aluno de Guilherme Mendes venceu por decisão dos juízes.
Finalizadora perigosa, Adele Fornarino teve uma experiência desafiadora contra Ana Rodrigues, que estreava na organização. A luta das meninas, terceira do card principal, foi marcada por um jogo tático demais, quase cauteloso, e levou a vitória quem se arriscou mais, um requisito atendido por Adele. Por conta de tentativas de finalização mais eficazes, Adele Fornarino foi declarada campeã da luta, válida pelo peso mosca.
Jozef Chen, mais um representante da B-Team no evento, foi o campeão do duelo contra Elijah Dorsey, da Team Lloyd Irvin. Em uma transição para as costas que não deu qualquer possibilidade de defesa ao oponente, Jozef finalizou via estrangulamento. Na primeira luta do card principal da noite, quem saiu vitorioso foi Ethan Crelinsten (B-Team), vencedor da luta contra Deandre Corbe por decisão dos juízes.
Card do WNO 24 começa com finalização via armlock
Nas quatro primeiras lutas do card preliminar do evento, houveram duas definições de vencedores por decisão e duas por finalização. Taylor Hishaw, atleta de 17 anos da B-Team, venceu Lauren Searts (10th planet) por decisão. Na reta final, com uma ida para as costas e uma tentativa de finalização no pescoço bem contundente, Taylor garantiu sua vitória, debutando no evento da melhor forma possível. Jordan Holy foi outro campeão na decisão entre as primeiras lutas. Em mais um duelo da New Wave contra B-Team, Jordan venceu Andrew Degraff por decisão.
O primeiro confronto entre representantes dessas duas equipes aconteceu logo na primeira luta, com Nathalia Santoro e Ally Wolski. Durante o desenrolar do confronto, Nathalia chegou a ficar na frente no ‘judges favor’. No entanto, Ally reagiu e conseguiu finalizar no armlock. Declan Moody, oponente de Felipe ‘Laranjinha’ Costa, foi o protagonista de mais uma finalização entre as lutas preliminares. Com jogo que manteve a sua dominância com o passar do tempo, Declan manteve o ritmo até o final, quando conseguiu finalizar, faltando menos de um minuto para o cronômetro zerar.