
Xande Ribeiro vai colocar mais uma vez o kimono para entrar em ação pela IBJJF. Sete vezes campeão mundial pela federação internacional, o faixa-preta foi um dos competidores de Jiu-Jitsu mais emblemáticos da história. A competição escolhida para o retorno foi o Europeu, primeiro grande torneio do calendário e evento que dá o start oficial em mais uma temporada de campeonatos.
Este ano, o Europeu, agendado para os dias 17 a 25 de janeiro, volta a acontecer no palco mais tradicional em Lisboa, Portugal, depois de um tempo sendo organizado em Paris, na França. Xande está inscrito pela Six Blades, equipe que lidera, na divisão master 3, no peso pesado. Na categoria, até o momento, outros 28 competidores estão no páreo.
Com carreira condecorada com e sem kimono, Xande fez parte da elite do esporte no início dos anos 2000. Ele e Roger Gracie, representantes da Gracie Humaitá e Gracie Barra, respectivamente, protagonizaram uma rivalidade histórica dentro da cena competitiva de Jiu-Jitsu em tempos nos quais a oposição entre equipes era bem acalorada.
Xande Ribeiro comentou em postagem do VF: “Vai ser legal”
Em postagem no Instagram do VF Comunica, por ocasião do anúncio do retorno do ídolo aos tatames, Xande interagiu e respondeu entusiasmado com a oportunidade.
“Obrigado pelo carinho. Na semana do Europeu eu faço 44 anos. Vai ser legal me testar.”, comentou.
Durante o Jiu-Jitsu Con da temporada, evento da IBJJF que incluiu o World Master, Xande mencionou, em entrevista à FloGrappling, o desejo de voltar a competir. Ele disse que a intenção é lutar em países que não têm acesso aos atletas mais famosos, além de fechar negócio em superlutas.
“Vou voltar a competir ano que vem, mas não para provar que posso ser campeão ou algo do tipo. É apenas para me manter saudável, inspirar os alunos e, como disse, eu gosto de estar na festa. Pretendo escolher superlutas, como o Who’s Number One talvez e o BJJ Stars, não sabemos o que vai acontecer lá. Planejo competir no Europeu no próximo ano, lutar em países que não têm acesso a nós. Então, vai ser uma jornada divertida.”, explicou Xande. Agora, na reta final de 2024, ele confirmou a participação no Europeu.