Na série “Legends” disponível no canal do VF Comunica no YouTube, não poderia faltar Xande Ribeiro como um dos entrevistados. Heptacampeão mundial e membro do hall da fama tanto da IBJJF quanto do ADCC, Xande é peça fundamental da história do Jiu-Jitsu, uma enciclopédia com inúmeras histórias para compartilhar.
Na jornada excepcional dentro do nicho competitivo da Arte Suave, Xande Ribeiro perpassou gerações, se mantendo ativo nos tatames com o passar dos anos. Já lutou e venceu lendas como Braulio Estima, André Galvão e Roger Gracie, representante da Gracie Barra com predicados de ídolo. No Campeonato Mundial de 2006, o último disputado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, antes da partida definitiva do evento para os Estados Unidos, Xande foi campeão mundial peso e absoluto. Uma glória máxima que ele relembra com brilho nos olhos.
“Em 2006 eu estava com sangue nos olhos, entendeu? Totalmente underdog e consegui ali fazer uma estratégia muito boa para vencer o Roger dentro dos dez minutos. Consegui aquela queda no final e fechamos o Tijuca Tênis Clube, guardamos a chave e viemos para a América.”, contou Xande, que também faturou os títulos mundiais da IBJJF em 2007, na divisão de peso, e em 2008, double gold novamente. Em 2015, a última medalha de ouro do Worlds veio em luta contra Lucas Leite, também detalhada na conversa.
Xande Ribeiro comentou decisão de Victor Hugo de não participar do Mundial
Na última semana, Victor Hugo, faixa-preta representante da Six Blades, atual campeão mundial peso e absoluto pela IBJJF, anunciou que não iria participar do torneio em Long Beach este ano por conta do foco exclusivo no ADCC. A meta é faturar também o cobiçado double gold no mais prestigiado torneio de grappling. Sobre a decisão do pupilo, Xande opinou, dizendo que foi a decisão mais coerente no momento.
“É lógico que ele está em uma posição confortável para decidir não lutar o Mundial. Porque ele já foi campeão e ele é um dos favoritos no ADCC. O objetivo dele é ganhar peso e absoluto. Então, para esse tipo de missão, dessa magnitude, é necessário um nível de comprometimento fora do normal.”, destacou o líder da Six Blades.