em

Veja como o projeto “Fazendo a Diferença” salva vidas no Rio

Projeto localizado em Sulacap é referência no ensino à pessoas com necessidades especiais e usa o Jiu-Jitsu como ferramenta como base

André Seabra é o líder do projeto "Fazendo a Diferença. Foto: Reprodução/Instagram
André Seabra é o líder do projeto “Fazendo a Diferença. Foto: Reprodução/Instagram

O projeto Social “Fazendo a Diferença” usa o Jiu-Jitsu como ferramenta social para mudar vidas no bairro de Sulacap, no Rio de Janeiro. O programa é uma iniciativa do professor André Seabra, faixa-preta de judô e Jiu-Jitsu. André se dedica ao trabalho voluntário há cerca de duas décadas. Dessa forma, ele transmite seu conhecimento e suas lições aos seus alunos por meio da arte marcial. 

O projeto oferece aulas de Jiu-Jitsu aos alunos com necessidades especiais. Assim, o “Fazendo a Diferença” se propõe a introduzir o Jiu-Jitsu na vida de pessoas com síndrome de down, autismo e síndrome do X frágil.

Fazendo a Diferença é referência no Rio

Faixa-preta de Jiu-Jitsu e fundador da Jiu-Jitsu Tribe, Gustavo Dantas visitou o projeto social “Fazendo a Diferença”. Então, Gustavo teve a oportunidade de conhecer o trabalho inspirador do professor André Seabra e as histórias de superação destes jovens guerreiros que se apaixonaram pelo Jiu-Jitsu.

A Jiu-Jitsu Tribe relata as minúcias do projeto por meio de um documentário e retrata a dedicação e a consistência de André com o seu propósito. Além disso, Gustavo apresenta os benefícios do “Fazendo a Diferença” à região e aponta como o Jiu-Jitsu tem sido importante para o desenvolvimento dos alunos.

O documentário mostra que os ensinamentos de André transcendem os tatames e atuam diretamente na postura e no desenvolvimento pessoal destes alunos. O curta transmite a realidade do “Fazendo a Diferença” e mostra realmente como o projeto é uma válvula de escape para os seus alunos.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

TMD House vai chegar em peso em Dublin. Foto: Reprodução/Instagram

TMD House embarca para Dublin rumo à glória no Europeu Kids

Tainan e Marcelinho Garcia. Foto: Reprodução/Instagram

Prestes a estrear no grappling, Tainan cita inspiração em Marcelinho Garcia