O UFC, responsável por alavancar o MMA a nível mundial, está com planos de fazer o mesmo com o Jiu-Jitsu e o grappling. De acordo com declarações de Dana White, presidente da companhia, durante a conferência SBJ Media Innovators, o plano de ação do UFC inclui a idealização de um reality show de caça a talentos de grappling e a criação de uma liga profissional da modalidade.
A TKO Group Holdings, um conglomerado de mídia que hoje tem poder de negócios sobre o UFC, tem planos ambiciosos de desenvolvimento global de esportes de combate no geral, iniciativa que inclui o grappling e o Jiu-Jitsu.
De acordo com a página BJJ Eastern Europe, a intenção com a criação do reality show, que seguiria os mesmos padrões de entretenimento do The Ultimate Fighter, seria levar o Jiu-Jitsu a audiências mais amplas, uma façanha que o UFC conseguiu com o MMA, popularizando o consumo do esporte.
Dana White, presidente do UFC, revela planos ambiciosos e fala de “ecossistema de luta” com grande alcance
Ainda de acordo com a análise da página de notícias de grappling, White “enfatizou a intenção do UFC de construir um ecossistema de luta que rivalize com a promoção no MMA em termos de profissionalismo e alcance.”. Assim como o TUF, o programa será como uma vitrine que vai exibir para o mundo a história de vida dos atletas, salientar suas habilidades e assim, consequentemente, promovê-los de forma jamais vista.
A chegada de Mikey Musumeci como atleta de grappling com um contrato exclusivo com o UFC é um movimento que indica prosperidade para os próximos anos. Mikey é um dos atletas de Jiu-Jitsu mais relevantes da atualidade e, para chegar ao UFC, ele saiu do contrato exclusivo que tinha firmado com o ONE Championship, organização asiática de artes marciais na qual Musumeci deixou um legado e um título de campeão de grappling.
O UFC Fight Pass Invitational é um exemplo do interesse do UFC pelo desenvolvimento do grappling no mundo. Agora, em dezembro, com Mikey Musumeci na luta principal, o evento vai chegar em sua nona edição, a última de 2025. Com estrutura classe A, o UFC FPI, amparado por uma liga profissional de atletas, vai normalizar a assinatura de contratos exclusivos e elevar a carreira dos atletas a um nível de excelência. “Até 2025, a TKO abrangerá todos os esportes de combate, do MMA ao grappling, e muito mais.”, enfatizou Dana White.