
A última edição do ano do UFC Fight Pass Invitational está programada para o próximo mês, dia 5. A nona edição do evento está aquecida pelas notícias recentes que colocaram em evidência a intenção do UFC de mergulhar de cabeça na profissionalização do grappling. Entre os planos, tornados públicos por Dana White, está a criação de um reality show nos moldes do TUF, o The Ultimate Fighter, e o desenvolvimento de uma liga profissional, com atletas vinculados ao UFC com contratos exclusivos.
O card do UFC FPI 9 está repleto de brasileiros, com um para cada confronto. Felipe Machado vai encarar Mikey Musumeci na luta mais importante da noite, o astro norte-americano que acabou de sair do ONE FC para assinar com o UFC em termos de exclusividade. Até o momento, essa será a melhor oportunidade para Machado com relação à visibilidade.
Renato Canuto está de volta ao UFC FPI 9 e promete grandes emoções com seu Jiu-Jitsu agressivo. Depois de finalizar PJ Barch no evento, o brasileiro ficará frente a frente com Jason Nolf. Ronaldo Júnior, que também vem de finalização em sua última atuação no evento de grappling do UFC, ele venceu o conterrâneo Isaque Bahiense, vai agora enfrentar Nick Mataya.
Jonnatas Gracie só tem motivos para comemorar na temporada. Atual campeão do Who’s Number One, Gracie tem nas mãos a chance de permanecer invicto no Fight Pass Invitational caso supere Kyle Chambers. Ele vem de vitórias sobre Nicky Ryan e Jay Rod.
Raquel Canuto pode emplacar 4 vitórias com zero derrotas no UFC FPI
Quem vem desempenhando uma campanha excelente no UFC lutando grappling é Raquel Canuto, invicta com três vitórias. Embaladíssima depois de vencer Gabi McComb por finalização, na edição mais recente, Canuto vai enfrentar a compatriota Michele Oliveira, faixa-preta de Jiu-Jitsu e lutadora de MMA que conseguiu mais uma oportunidade no evento de lutas casadas sem kimono.
Depois de impressionar com um bom desempenho na edição passada, no UFC FPI 8, com confronto vencido por pontos e bom domínio, Gabriel Almeida fez por merecer outra aparição. Ele vai enfrentar Ryan Aitken nesta oportunidade.
Giovanna Carneiro e Lavínia Barbosa estão prontas para a estreia no evento de grappling em Vegas. As brasileiras vão enfrentar, respectivamente, Maggie Grindatti e Shelby Murphey. Mais um atleta que está empolgado para atuar é Sandrey Silva, faixa-preta brasileiro que terá agora mais uma oportunidade de destaque na elite. Demien Anderson será seu oponente. O foco também estará em Luccas Lira, confirmado em um confronto contra Michael Pixley, lutador que assume hoje uma posição privilegiada depois de ter vencido Nicholas Meregali no ADCC. Cabe a Luccas a missão de parar Pixley e devolver a vitória para o Brasil.