A Seda College, que faz parte do grupo irlandês de educação Seda Education Group, já é conhecida por sua relação de proximidade com o Jiu-Jitsu. O apoio esportivo é uma das bases fundamentais da companhia educacional estrangeira que tem como missão a formação de pessoas para a vida. Tiago Mascarenhas, co-fundador e CEO da Seda College, além de faixa-preta de Jiu-Jitsu, conversou com a equipe do VF Comunica e explicou mais sobre as motivações sociais tão estimadas pelo grupo especializado no ensino de idiomas e na promoção de intercâmbio para estudantes.
“A Seda Education Group é um grupo educacional e a Seda College faz parte desse grupo, são diversos projetos nos quais a gente trabalha e apoia. Sabemos que existem vários pilares na base e um deles é o esportivo, capaz de promover sustentação para uma comunidade forte, para um futuro forte e é por isso que temos interesse no fomento dessa área, na formação de pessoas não somente na parte educacional, mas abrangendo outros aspectos também. Isso é bem importante para nós.”, salientou Tiago.
Tiago Mascarenhas enxerga potencial do Jiu-Jitsu na transformação de vidas para melhor
Escolher o Jiu-Jitsu para apoiar, de acordo com Tiago, foi algo que aconteceu depois que ele e seu professor, Jorge Santos, notaram a modalidade como uma “ferramenta de transformação”. Somente no Campeonato Brasileiro para Crianças da IBJJF, que aconteceu nos dias 22 e 23 de junho em São Paulo, a Seda College apoiou mais de 400 atletas kids, cedendo uniformes e transporte, além do custeio da inscrição no torneio.
A meta de promover a companhia ao associá-la com a prática saudável do esporte tem rendido bons frutos ao grupo Seda, que ao longo dos anos vem firmando parcerias com projetos sociais, em um esquema de desenvolvimento e visibilidade que funciona em mão dupla.
“A gente conseguiu outras parcerias diretas com projetos mais sérios, como por exemplo a TMD House (liderada por Márcio de Deus), que é um projeto dedicado e conhecido por muita seriedade. Nos projetos sociais, a gente analisa quais são os que têm uma necessidade que possa gerar impacto, porque quando é um time, uma equipe, que já tem fins lucrativos, é muito difícil porque já existe a lucratividade ali. A gente prefere projetos que tenham uma necessidade maior. Como um dos nossos pilares é a educação, a gente troca a educação por promoção do trabalho do grupo Seda.”, destacou o CEO da companhia.
Seda College é empresa educacional sólida com sede na Europa
Outro ponto crucial para abastecer ainda mais a Seda Education Grupo com novos programas de amparo diz respeito ao crescimento do Jiu-Jitsu a nível mundial. Hoje é uma necessidade, para o atleta que almeja a carreira esportiva, investir tempo no aprendizado de um novo idioma, por exemplo. É preciso se lapidar no tatame, sem esquecer de adicionar tarefas educacionais no processo. Para isso, nada melhor do que se vincular com um grupo que é autoridade no assunto, com presença cada vez mais robusta na Europa.
“Nós contamos com o intercâmbio estudantil aqui na Irlanda. Então, todo estudante internacional pode estudar, com direito a um visto, e pode trabalhar também. Temos hoje na Irlanda 4 mil estudantes. Temos também um programa só para europeus, que esse ano vai contar com mais de mil estudantes. Outro programa é o da Seda Intercâmbio, que trabalha para o mundo inteiro, a parte de passagens, seguros e cursos é com essa outra empresa do grupo.”, explicou Tiago.