
A IBJJF anunciou os oito nomes de atletas femininas que vão compor a chave do GP peso leve no The Crown. A segunda edição do evento da federação internacional de Jiu-Jitsu está agendada para o dia 17 de novembro, em Long Beach, Califórnia.
1ª Anunciada – Luiza Monteiro
Depois de anunciar a aposentadoria no Mundial da temporada, Luiza Monteiro está de volta para defender a sua coroa no The Crown. Atual campeã do evento, Luiza é três vezes campeã mundial pela IBJJF e segunda colocada no ranking mundial entre as competidoras do leve. Mantendo intacto o seu reinado no The Crown, com um bicampeonato no evento excepcional, Luiza Monteiro vai sair de cena completamente no auge, encerrando uma carreira histórica no Jiu-Jitsu competitivo.

2ª Anunciada – Janaina Lebre
A primeira aparição de Janaina Lebre no The Crown foi memorável, peça fundamental de uma luta de semifinal que está entre as melhores do evento. Este ano, Janaína está de volta para duelar mais uma vez pela coroa. Atual campeã do Pan-Americano na Flórida, com título recente conquistado no Jiu-Jitsu Con, a faixa-preta tem habilidade e experiência para avançar sem freios na competição em busca da cobiçada coroa.

3ª Anunciada – Margot Ciccarelli
Margot Ciccarelli, um dos nomes mais destacados do time feminino de faixas-pretas da AOJ, é mais uma atleta anunciada no páreo do GP peso leve entre mulheres no The Crown. Campeã do Europeu 2024, em Paris, Margot teve também uma performance condecorada no sem kimono, que rendeu um título de seletiva do ADCC e a vaga no evento principal da organização, em Vegas.

4ª Anunciada – Brianna Ste-Marie
Brianna Ste-Marie, grappler canadense, é uma presença constante nas grandes competições da IBJJF. Na final do Mundial na Califórnia, este ano, foi Brianna quem enfrentou Luiza Monteiro na grande final da divisão de peso. O resultado conferiu o título à brasileira que conseguiu aplicar uma americana de pé. Com ambas confirmadas no mesmo evento, Brianna pode ficar diante da oportunidade de redimir-se com total confiança no seu estilo de jogo agressivo, focado em finalização.

5ª Anunciada – Cassia Moura
Logo no primeiro ano de faixa-preta, Cassia Moura vive um auge. Fenômeno nas faixas-coloridas, com uma fileira de títulos mundiais pela IBJJF, Cassia evoluiu de faixa-azul à preta em apenas um ano. Essa conquista legitimou seu talento raro, mas também deu a ela mais responsabilidade para honrar a faixa, uma tarefa que ela vem executando muito bem. No Jiu-Jitsu Con, estreia na faixa-preta, Cassia brilhou exibindo na vitrine de Vegas um Jiu-Jitsu irretocável. Se a coroa do The Crown for parar no topo da cabeça da jovem, ela vai escrever mais um capítulo importante na sua história.

6ª Anunciada – Vitória Vieira
Vitória Vieira, faixa-preta da GFTeam, foi medalhista de ouro nos dois Brasileiros da IBJJF em 2024, lutando na divisão leve, a mesma do GP do The Crown. A atuação mais recente de Vitória aconteceu no BJJ Clubes, na primeira edição do evento que mescla Jiu-Jitsu com times de futebol. Vieira está escalada para defender o time do Botafogo. Com um armlock relâmpago na luta contra Thamyres Tavares, do Ferroviária, Vitória garantiu mais um ponto no placar para a estrela solitária, time campeão da noite. A performance foi como uma prévia do estilo efetivo que a faixa-preta pode mostrar no The Crown.

7ª Anunciada – Vitória Assis
Primeira colocada no ranking mundial peso pena pela IBJJF, Vitória Assis é a representante da Double Five no Grand Prix peso leve feminino. Vitória está na elite do esporte desde 2023, quando recebeu a faixa-preta no pódio do Mundial daquele ano. Conhecida por botes estilosos mirando a finalização, a brasileira tem tudo para progredir com segurança na corrida pela coroa do GP.

8ª Anunciada – Jaine Fragoso
Desde que pegou sua faixa-preta, em 2023, Jaine Fragoso é uma atleta incansável, um rosto conhecido nas competições da IBJJF, tanto nas mais grandiosas quanto nos Opens. Este ano, Fragoso figurou no pódio do Mundial da Califórnia, assumindo a terceira colocação na mesma divisão com Luiza Monteiro no topo. Segundo informações da própria IBJJF, Jaine já participou de 15 torneios de kimono desde que foi graduada à faixa-preta. Agora, ela pretende fincar raízes na elite com o título no The Crown.