em

Thalles Guimarães, presidente da LMJJ, conta os planos da federação que mais cresce em Minas Gerais

Campeões do ranking da federação serão premiados com passagens e inscrições para lutar no Mundial e no Pan Kids, da IBJJF, nos EUA

Thalles Guimarães está por trás de uma federação que trabalha para o crescimento do Jiu-Jitsu, e consequentemente dos atletas, na região de Minas Gerais.
Thalles Guimarães está por trás de uma federação que trabalha para o crescimento do Jiu-Jitsu, e consequentemente dos atletas, na região de Minas Gerais. Foto: LTVisual21 / LMJJ

A Liga Mineira de Jiu-Jitsu vem desempenhando um importante papel no crescimento do esporte na região de Minas Gerais. Entre as missões da federação, estão a valorização do esporte e o estímulo da modalidade em uma parte do país territorialmente enorme, com grande potencial de se tornar um polo robusto do Jiu-Jitsu no Brasil

Thalles Guimarães, presidente da LMJJ, conversou com a equipe do VF Comunica sobre o estágio atual e as ambições da federação. Como principais desafios ao assumir o cargo, ele cita a percepção dos atletas com relação a eventos oficiais e a ideia de abranger Minas Gerais como um todo, na expectativa de captar cada vez mais competidores.

“Um dos maiores desafios quando assumi a presidência foi a conscientização dos atletas a eventos oficiais, uma vez que não era comum eventos de grande porte na região. Outro desafio também foi a implementação do formato itinerante, pois a ideia era realizar eventos em diversas cidades do estado, facilitando a participação de todos.”, comentou Thalles.

LMJJ está divulgando mais uma etapa do Campeonato Mineiro, agendada para o mês que vem

Desde o início do ano, as etapas do Campeonato Mineiro, que valem pontos para o ranking, já passaram por Visconde do Rio Branco, Munhuaçu, Juiz de Fora e agora desembarca na cidade de Ponte Nova, para a quarta etapa, programada para acontecer no dia 4 de agosto com competições com e sem kimono.

Thalles explicou que a premiação em dinheiro aos atletas no absoluto, da faixa-branca à preta, além de atrair mais pessoas, é também uma forma de recompensar aquele competidor sempre envolvido em custos diversos para se manter ativo esportivamente, pagando inscrições e passagens, por exemplo.

“Tem sido de extrema importância essa questão financeira, pois sabemos da dificuldade dos atletas amadores de se manterem competindo e viajando com frequência por questão dos custos. Então, essa premiação já ajuda muito. Temos recebido atletas de diferentes partes do estado e até de estados vizinhos devido a essa valorização.”, explicou o presidente da LMJJ.

Thalles explica que a disponibilização de passagens e inscrições para principais torneios da IBJJF é grande diferencial

O incentivo da Liga Mineira de Jiu-Jitsu não se restringe à premiação no ato do torneio. Uma boa colocação no ranking pode ser o ponto de virada na carreira de um atleta que nunca lutou no exterior. Para os que mais pontuaram no decorrer das etapas, a LMJJ vai custear passagens aéreas e inscrições para dois dos mais cobiçados torneios da IBJJF, o Mundial e o Pan Kids, ambos realizados anualmente nos Estados Unidos.

“Hoje a LMJJ tem como diferencial o incentivo aos professores, com cashbacks e com as grandes premiações do ranking, que possibilita aos atletas lutarem os maiores eventos do mundo, que é o Mundial e o Pan Kids, ambos da IBJJF. Disponibilizamos passagens e inscrições para os campeões formando a seleção mineira da LMJJ.”, ressaltou. 

A LMJJ recebe em todas as etapas atletas de diferentes regiões de Minas, além de competidores de outros estados.
A LMJJ recebe em todas as etapas atletas de diferentes regiões de Minas, além de competidores de outros estados. Foto: @joao.sfotos / @reginaldo_fotografia / LMJJ

Na próxima etapa do Campeonato Mineiro, no mês que vem, a LMJJ promete oferecer uma experiência ainda melhor em termos de estrutura para competidores, professores e público. De acordo com Thalles, a meta é sempre investir mais, com o objetivo de elevar a federação ao mais alto nível de excelência.

“A cada etapa estamos trazendo cada vez mais pessoas para os tatames e nessa próxima etapa já estamos nos programando para trazer uma tecnologia maior para os atletas, fazendo com que a experiência deles seja ainda mais incrível. Estamos automatizando toda a parte operacional do evento, eliminando os papéis e diminuindo ao máximo qualquer possibilidade de falhas e erros durante a competição.”, antecipou Thalles.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Gabriel Brod e Matheus Luna são destaques em Opens da IBJJF no Brasil e nos Estados Unidos

Totonho Aleixo, presidente da FILLE-PRO, celebra edição de 2024 do Mundial de Luta Livre Profissional