
A Liga Mineira de Jiu-Jitsu (LMJJ) é uma federação local do esporte que surgiu a partir do desejo de maior valorização dos atletas. Essa é uma tendência que se propaga no Jiu-Jitsu competitivo, tendo como fundamento a consciência de que um atleta que se dedica integralmente aos treinos, para ser um competidor de alto rendimento, precisa de mais incentivos e retornos que ultrapassem o valor de uma medalha. No dia 24 de março, vai acontecer em Manhuaçu, Minas Gerais, a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Jiu-Jitsu, com premiação em dinheiro superior a cinco mil reais e cinturão.
Com um trabalho bem desenvolvido de divulgação nas redes sociais, a Liga Mineira, com crescimento notório a cada ano, já divulgou nomes de atletas conhecidos do grande circuito, como Jhonatha Frazão e Pablo Cruz, como inscritos na segunda etapa do torneio em Munhuaçu. A próxima fase já tem data e local para acontecer: dias 18 e 19 de maio, em Juiz de Fora. O CEO da Liga, Thalles Guimarães, em meio aos preparativos finais da competição agendada para este sábado, conversou com o VF Comunica sobre o desenvolvimento da entidade, objetivos em um futuro próximo e profissionalização do Jiu-Jitsu.
Leia a entrevista completa abaixo!
VF COMUNICA: Como surgiu a LMJJ e qual foi a motivação para a criação da federação?
THALLES GUIMARÃES: A LMJJ surgiu a partir da experiência que eu tinha promovendo eventos aqui na região e pelo amor ao esporte. A motivação para a liga foi a carência e a necessidade de uma instituição oficial que promovesse eventos com constância, com organização, e que pudesse trazer visibilidade e valorização para os atletas. Foi a partir dessa experiência, de mais de 10 anos, produzindo eventos na região, que a gente resolveu fundar e expandir a federação.
VF COMUNICA: Ao decorrer dos campeonatos, como a federação sentiu a adesão e aceitação dos atletas?
THALLES GUIMARÃES: Desde a primeira etapa, a gente seguiu essa ideia de super valorizar os atletas com premiação em dinheiro e criamos também um ranking com passagens para o Campeonato Brasileiro. Nós sempre tratamos os atletas com muito respeito, com muito carinho, como um atleta realmente deve ser tratado. Graças a isso, a gente teve uma aceitação muito grande de toda a comunidade do Jiu-Jitsu, que abraçou muito a causa da federação. Hoje a gente vê como isso foi importante como um todo, como as academias têm crescido depois que a liga surgiu, como as academias têm se profissionalizado mais, têm buscado aprender mais, se capacitar mais. Nós temos uma aceitação muito boa dos atletas, dos professores e dos pais, que confiam nos nossos eventos. A gente preza muito pela integridade física dos atletas.
VF COMUNICA: A LMJJ segue uma tendência de maior valorização do atleta, com premiação em dinheiro, passagens aéreas e cinturão. Como a federação gerencia os recursos para premiar os atletas?
THALLES GUIMARÃES: Nós somos uma federação nova, não temos tantos apoios e patrocínios, então muito do que é feito é proporcionado pelas inscrições mesmo. Hoje, nós trabalhamos em cima disso. Então, por isso, a gente não consegue ofertar mais do que já oferecemos. A nossa missão é conseguir apoio de grandes empresas, firmar grandes parcerias, para conseguirmos compartilhar ainda mais benefícios para os atletas que participam dos eventos da LMJJ.
VF COMUNICA: Quais são as expectativas para as próximas competições?
THALLES GUIMARÃES: As expectativas são as melhores. Estamos em uma fase de evolução, agregando coisas novas em cada etapa, a cada ano. Esse ano já fizemos o Absoluto No Gi, algo que não existiu no ano passado, e o Festival Kids para crianças até os nove anos de idade. Agora, na terceira etapa, nós lançamos o Desafio Kids, valendo um cinturão para as crianças de 10 a 15 anos, mais desenvolvidas tecnicamente falando. Estamos com um projeto de expansão para todo o estado. A gente sabe que Minas é um estado muito grande, então esse é um trabalho muito grande também, de chegar em todo o estado. Estamos com planos sólidos e esperamos, no ano que vem, dar passos mais largos, chegar na capital e conseguir ampliar a Liga Mineira em Minas Gerais como um todo.
VF COMUNICA: Como é o desenvolvimento do Jiu-Jitsu em Minas Gerais?
THALLES GUIMARÃES: Minas Gerais é um celeiro de grandes campeões, mas muitos campeões de Minas não tiveram a mesma oportunidade, como acontece no eixo Rio – São Paulo, justamente pela falta de competições de alto nível, que faz com que o Jiu-Jitsu se eleve, não somente em termos competitivos, mas como um todo. No entanto, o Jiu-Jitsu em Minas tem crescido, tem se desenvolvido bem. A LMJJ é um fator importante no desenvolvimento do esporte em Minas Gerais. Nós temos muitos talentos escondidos, entre atletas e professores. Nós vamos tentar apresentar esses talentos de Minas Gerais para o Brasil e para o mundo.
VF COMUNICA: Do ponto de vista do atleta, como a LMJJ gostaria de ser reconhecida?
THALLES GUIMARÃES: A LMJJ veio com uma proposta de ajudar a impulsionar o Jiu-Jitsu em Minas, sem querer tomar o espaço de ninguém. Nós vamos trabalhar para ser uma federação que entende o lado do atleta, sabe escutar o atleta, sabe de todas as dificuldades e necessidades que ele tem. A gente gostaria de ser reconhecido como uma entidade exemplo. Hoje a gente já identifica alguns eventos inspirados na LMJJ. Então, nós queremos continuar fazendo isso, inspirando pessoas, outras federações, outros eventos menores. A meta é levar o que tem de melhor, profissionalismo, carinho e respeito, para os atletas, não só de Minas Gerais, mas para todos que têm participado e abraçado os eventos da liga.