
Tainan Dalpra, faixa-preta formado pelos irmãos Mendes, da AOJ, sabe o que é vencer o Europeu da IBJJF desde 2019, quando ainda era faixa-roxa de Jiu-Jitsu. Depois que garantiu o mesmo título na marrom e chegou no alto nível, o brasileiro de Florianópolis já chegou ao topo do pódio do primeiro grande torneio do calendário competitivo outras duas vezes, em 2022 e 2023.
Ídolo da nova geração do esporte, o atleta de 24 anos vai desembarcar em Portugal nos próximos dias para participar novamente do Europeu. Inscrito no peso médio, categoria de peso que conta até então com 16 nomes, Tainan, que é bicampeão mundial, figura em posição de favoritismo da divisão que conta com outras feras como Gabriel Galvão e Jefferson Goteu.
Tainan volta às grandes competições depois de lesionar a mão
Convocado para defender a coroa no The Crown, Tainan Dalpra teve que abandonar a competição para preservar a saúde física devido a uma fratura na mão. Ele passou por Gabriel Galvão e Elijah Dorsey nas quartas e na semifinal, mas achou melhor interromper a jornada no GP antes de enfrentar Andy Murasaki, que acabou ficando com a coroa, na grande final. Uma boa atuação no Europeu vai indicar que Tainan Dalpra se recuperou totalmente e está pronto para enfrentar os desafios da nova temporada.
No ano passado, antes da lesão, Tainan venceu Oliver Taza e Jay Rod lutando sem kimono e também acumulou mais vitórias com pano, com triunfos no Polaris e no Asian Open, da IBJJF. De volta às grandes competições do calendário da federação internacional, Tainan Dalpra tem chances de redenção em Lisboa, com a oportunidade diante de si de prolongar a sua jornada rumo ao título do torneio. No Mundial de 2024, ele não teve tanta sorte e acabou desclassificado por um movimento ilegal em um confronto contra Francisco Lo.