em

Crianças do Start Doing Project, de Luciano Bernert, brilham no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Time do sul do Brasil atuou em mais de 50 lutas no Brasileiro e voltou para casa com múltiplas medalhas

Trabalho em equipe sério realizado na academia reverte dedicação em títulos para as crianças da Start Doing.
Trabalho em equipe sério realizado na academia reverte dedicação em títulos para as crianças da Start Doing. Foto: Arquivo Pessoal

A Start Doing Project atua no cenário competitivo do Jiu-Jitsu no sul do Brasil tendo como missão preparar atletas melhores e mais disciplinados, prontos para encararem desafios na carreira e, principalmente, na vida. Com um trabalho extremamente cuidadoso na base, na formação de crianças no esporte, chegou o momento da equipe inserir seus pequenos no maior torneio de crianças que aconteceu no Brasil na temporada corrente: o Campeonato Brasileiro de Crianças da IBJJF, realizado nos dias 22 e 23 de junho em Barueri, São Paulo. Mesmo palco da competição destinada aos adultos.

As crianças que carregaram a bandeira da Start Doing, liderada pelo faixa-preta Luciano Bernert, apenas replicaram o comportamento de excelência que apresentam na fase dos treinos. Lutadores mirins que “cumprem as quatro horas obrigatórias na escola, treinam nos horários de competição, fazem a preparação física e ainda voltam à noite para participar dos treinos comerciais.”, como explicou Luciano. Foram 21 competidores que atuaram no Brasileiro de Jiu-Jitsu, um time que deu conta de 52 lutas no total. No quadro de medalhas, a maioria foi de ouro, com sete campeões. Na prata e no bronze houve um empate na quantidade, com três para cada lado. Em entrevista exclusiva ao VF Comunica pós-competição, Luciano Bernert fez um balanço da participação das crianças no Brasileiro e comentou os diferenciais de um time que evolui em ritmo crescente nos principais torneios.

Leia a entrevista completa abaixo!

VF COMUNICA: Luciano, como foi a preparação dos pequenos talentos para o campeonato brasileiro?

LUCIANO BERNERT: Na Start Doing, um dos nossos grandes diferenciais é o treino de competição, além dos treinos comerciais. Esse treino é cuidadosamente estruturado para garantir que os atletas mirins alcancem alta performance nas competições. Eu administro uma equipe de mais de dez instrutores do Start Doing Project, que trabalham com essa turma. Além de desenvolverem habilidades técnicas, eles também focam na parte cognitiva dos pequenos, preparando-os para que cheguem nas competições com uma mentalidade de campeão.

Time de Luciano Bernert fez sete campeões no torneio kids mais acirrado do Brasil. Foto: Arquivo Pessoal

VF COMUNICA: Como foram as conquistas desse Brasileiro? 

LUCIANO BERNERT: É significativo os resultados que o meu time de base da Start Doing vem fazendo nos grandes campeonatos. Contamos com 21 competidores e com um total de 52 lutas, obtivemos 32 vitórias. Sete deles conquistaram a medalha de ouro, três ganharam a prata e três levaram o bronze, totalizando 13 medalhas. Com a energia emocionante de Barueri, os resultados mostram a dedicação e o talento dos nossos atletas, bem como a eficácia dos métodos de treinamento na Start Doing. 

VF COMUNICA: Qual o diferencial para tantos resultados positivos?

LUCIANO BERNERT Acredito que muitos aspectos contribuem para esses resultados positivos. O trabalho entre crianças, responsáveis e equipe, foi o grande diferencial para esse resultado. A vontade de fazer acontecer dos nossos pequenos atletas é muito importante. Todos eles têm uma jornada dupla: cumprem as quatro horas obrigatórias na escola, treinam nos horários de competição, fazem a preparação física e ainda voltam à noite para participar dos treinos comerciais. Isso faz deles grandes campeões na vida, pois independentemente do caminho que escolherem seguir, terão a perseverança e a disciplina necessárias para conquistar o que desejarem. Além desse aspecto, os pais também são responsáveis por essa vitória, sou extremamente grato pelo suporte, apoio e confiança que eles depositam em nossa equipe.

VF COMUNICA: Qual é a importância de eventos como o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu para o crescimento do esporte entre os jovens?

LUCIANO BERNERT: Certamente o desafio e a vontade de ser campeão. Acredito que as crianças enfrentarem competições com uma atmosfera tão grande quanto a do Brasileiro coloca elas um cenário desafiador, onde para além da conquista do ouro, elas se desenvolvem como indivíduos fortes, com garra de vencer. 

Equipe da Start Doing para o Brasileiro foi composta por 21 atletas. Grupo participou de mais de 50 lutas no torneio. Foto: IBJJF / Assis Foto

VF COMUNICA: Como você analisa o cenário do esporte com tantas crianças interessadas em crescer nesse mundo?

LUCIANO BERNERT: Analiso como algo extremamente positivo e importante, tanto para as crianças, quanto para o futuro da sociedade. A prática esportiva não só promove saúde e bem-estar, mas também ensina valores. Além disso, acredito que a Start Doing vem desenvolvendo um trabalho de base muito forte, o que certamente resultará no surgimento de muitos talentos promissores. A dedicação e o suporte fornecidos pela Start Doing contribuem para a formação de uma geração mais saudável e determinada. Com iniciativas como essa, estamos plantando as sementes para um futuro mais brilhante, tanto no esporte quanto na sociedade em geral.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Antônio Assef, Servio Tulio e Patrick Gaudio vão lutar o Brasileiro No Gi da IBJJF

Ffion Davies revela preferência pela luta de kimono: “Sempre é a melhor técnica que vence”