em

Faixa-cinza da AOJ e atual medalhista de ouro no Pan Kids fala sobre os desafios de se manter no alto rendimento

Sienna Ocean lida com o Jiu-Jitsu de forma extremamente profissional e sonha com o título mundial na faixa-preta

Sienna Ocean mostra orgulhosa a medalha conquistada no Pan Kids de Jiu-Jitsu.
Sienna Ocean mostra orgulhosa a medalha conquistada no Pan Kids de Jiu-Jitsu. Foto: @israelhudsonfx

A medalha de ouro no Pan Kids foi uma conquista mais do que especial para Sienna Ocean, atleta faixa-cinza da AOJ que tem um vínculo recente, mas bem profundo, com o Jiu-Jitsu. Em uma das competições da modalidade mais desafiadoras do calendário da IBJJF, Sienna fez três lutas, aplicou três finalizações e não sofreu nenhum ponto. Para essa temporada, Sienna disse ao VF Comunica que todos os seus objetivos foram cumpridos com sucesso.

“Eu sou relativamente nova no Jiu-Jitsu, eu só descobri no ano passado o quão importante é o Pan Kids. Desde então, eu estabeleci uma meta de trabalho duro na preparação para o Pan Kids. Ganhar essa competição significa que finalmente cumpri todos os meus objetivos esse ano.”, comentou orgulhosa.

Sienna já sonha com o dia que vai conquistar a faixa-preta de Jiu-Jitsu

Mesmo no início da jornada, com uma infinidade de descobertas diante dela, Sienna já tem o sonho de se tornar uma faixa-preta do esporte, campeã mundial, como algo bem concreto. Hoje isso é um sonho, mas certamente é também uma meta que ela vai trabalhar até que se torne uma realidade nos próximos anos. Em fevereiro de 2022, a menina, que conheceu as artes marciais por meio do taekwondo, se interessou pelo Jiu-Jitsu e a prática nos primeiros meses era apenas um hobby. Não demorou até que a presença no tatame virasse um comprometimento mais sério.

“Eu comecei treinando Jiu-Jitsu em fevereiro de 2022. Eu ingressei na Gracie Barra, em Costa Mesa, e em junho participei do meu primeiro campeonato. Em novembro de 2023 eu mudei para a AOJ e, desde então, tenho treinado com o professor Pablo Lavaselli e o coach Fran Papasidero.”, contou.

“Evolução leva tempo”, ressalta a campeã que quer ser inspiração para meninas da sua idade

Sienna, que vem trabalhando constantemente na evolução técnica do seu Jiu-Jitsu, é uma especialista em passagem de guarda com pressão, com o joelho no meio, ou nas kimuras a partir do norte-sul. O ambiente de uma academia de Jiu-Jitsu pode ser um pouco assustador para meninas da idade dela; porém, estar cercada das pessoas certas e persistir no progresso são condições que a deixam sempre motivada.

“Evolução no Jiu-Jitsu leva tempo e prática. Não desanime com os desafios, altos e baixos. Foque em aprender, não em ganhar. Aproveite a jornada de dominar novas técnicas e habilidades. Se você tiver dúvidas, não hesite em perguntar aos professores ou alunos mais experientes. Eu realmente aproveito o processo de treino e quando vejo que meu trabalho duro compensou, isso me motiva a aprender mais para obter os resultados competitivos que eu quero. Quando estou competindo, penso no quanto treinei e quero mostrar para todo mundo tudo que aprendi nos treinos.”, aconselhou Sienna, que tem nos próprios colegas da Art of Jiu-Jitsu a sua fonte de inspiração. 

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Meregali anuncia pausa no Jiu-Jitsu por conta de lesão no ombro

Caio Almeida mira ouro no Mundial Master da IBJJF: “Estou muito bem fisicamente”