
A Sertão BJJ, equipe brasileira que deu os primeiros passos no Nordeste, está abrindo a segunda filial em território internacional. Liderado por Roney Edler, que comanda a filial nos Estados Unidos, o time vai poder contar com o reforço de uma unidade no país que vai voltar a sediar o Europeu da IBJJF no ano que vem. Filipe Carvalho vai ser o faixa-preta responsável pela filial localizada no município de Oeiras, em Lisboa.
“Estamos trabalhando por um bem, que é dar oportunidade aos atletas do Nordeste. A abertura de mais uma filial em Portugal abre espaço para atletas poderem competir com suporte na Europa. O contrário também pode acontecer, com os atletas europeus que se deslocarem para os Estados Unidos ou para o Brasil.”, comentou Roney Edler, líder da Sertão BJJ.

Em entrevista ao VF Comunica, Roney disse que a ponte para uma nova filial da Sertão na Europa surgiu em 2020, durante uma ida do faixa-preta ao Campeonato Europeu da IBJJF, em Lisboa.
“Eu estive em Portugal para lutar o Europeu e conheci o professor Adalto. Na época, um dos filhos dele era faixa-roxa, muito duro, com um Jiu-Jitsu progressivo. Hoje ele é faixa-preta e responsável pela academia que ele tem em Portugal, junto com o pai. Agora, como vou levar dois alunos meus para o país para o Europeu em Lisboa, fechamos essa parceria com o time porque ele acredita no nosso propósito de transformar vidas.”, reforçou.
Influência de Roney Edler facilita parcerias para a Sertão
Para Roney, a ampliação da Sertão BJJ precisa acontecer depois de um alinhamento de princípios. Não adianta trazer para perto um professor que tem como prioridade interesses que não sejam a melhora coletiva, do aluno e do mestre, por meio do esporte. Hoje, a Sertão BJJ conta com cinco unidades, três no Brasil, uma nos Estados Unidos, que pode ser considerada a matriz, e agora a filial portuguesa.
“É preciso ter comprometimento para somar em todos os aspectos e não só receber benefícios, já que consigo muito apoio por conta das amizades e conhecimento que adquiri ao longo dos anos. ‘Mais vale amizades na praça do que dinheiro no bolso’, esse é um ditado que carrego comigo. O Tiago Mascarenhas, por exemplo, é um amigo da Seda College que disponibiliza bolsas de estudo para atletas da Sertão estudarem inglês.”, disse.