em

Sertão BJJ comemora abertura de mais uma filial internacional, agora em Portugal

Roney Edler, líder do time, disse que expansão vai beneficiar atletas do Brasil

Compartilhe!
Roney Edler vem desenvolvendo um trabalho importante nos Estados Unidos, formando novos praticantes de Jiu-Jitsu.
Roney Edler vem desenvolvendo um trabalho importante nos Estados Unidos, formando novos praticantes de Jiu-Jitsu. Foto: Divulgação / Instagram

A Sertão BJJ, equipe brasileira que deu os primeiros passos no Nordeste, está abrindo a segunda filial em território internacional. Liderado por Roney Edler, que comanda a filial nos Estados Unidos, o time vai poder contar com o reforço de uma unidade no país que vai voltar a sediar o Europeu da IBJJF no ano que vem. Filipe Carvalho vai ser o faixa-preta responsável pela filial localizada no município de Oeiras, em Lisboa.

“Estamos trabalhando por um bem, que é dar oportunidade aos atletas do Nordeste. A abertura de mais uma filial em Portugal abre espaço para atletas poderem competir com suporte na Europa. O contrário também pode acontecer, com os atletas europeus que se deslocarem para os Estados Unidos ou para o Brasil.”, comentou Roney Edler, líder da Sertão BJJ.

Filipe Carvalho será o professor responsável pela Sertão BJJ em Lisboa.
Filipe Carvalho será o professor responsável pela Sertão BJJ em Lisboa. Foto: Divulgação / Instagram

Em entrevista ao VF Comunica, Roney disse que a ponte para uma nova filial da Sertão na Europa surgiu em 2020, durante uma ida do faixa-preta ao Campeonato Europeu da IBJJF, em Lisboa. 

“Eu estive em Portugal para lutar o Europeu e conheci o professor Adalto. Na época, um dos filhos dele era faixa-roxa, muito duro, com um Jiu-Jitsu progressivo. Hoje ele é faixa-preta e responsável pela academia que ele tem em Portugal, junto com o pai. Agora, como vou levar dois alunos meus para o país para o Europeu em Lisboa, fechamos essa parceria com o time porque ele acredita no nosso propósito de transformar vidas.”, reforçou.

Influência de Roney Edler facilita parcerias para a Sertão

Para Roney, a ampliação da Sertão BJJ precisa acontecer depois de um alinhamento de princípios. Não adianta trazer para perto um professor que tem como prioridade interesses que não sejam a melhora coletiva, do aluno e do mestre, por meio do esporte. Hoje, a Sertão BJJ conta com cinco unidades, três no Brasil, uma nos Estados Unidos, que pode ser considerada a matriz, e agora a filial portuguesa.

“É preciso ter comprometimento para somar em todos os aspectos e não só receber benefícios, já que consigo muito apoio por conta das amizades e conhecimento que adquiri ao longo dos anos. ‘Mais vale amizades na praça do que dinheiro no bolso’, esse é um ditado que carrego comigo. O Tiago Mascarenhas, por exemplo, é um amigo da Seda College que disponibiliza bolsas de estudo para atletas da Sertão estudarem inglês.”, disse.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 10 10 at 11.33 VF Comunica UFC FPI 8: Nicky Rod vence algoz de Meregali no main event; Canuto e Ronaldo Junior também ganham

UFC FPI 8: Nicky Rod vence algoz de Meregali no main event; Canuto e Ronaldo Junior também ganham

Portugal VF Comunica Sertão BJJ celebrates another international academy, now in Portugal

Sertão BJJ celebrates another international academy, now in Portugal