em

Roney Edler termina 2024 com saldo positivo e diz: “Não cresço sozinho”

Faixa-preta que ministra aulas nos Estados Unidos vai proporcionar primeira competição internacional para atletas brasileiros da Sertão BJJ

Compartilhe!
Roney Edler em um momento de treino com aluna da filial da Sertão BJJ nos Estados Unidos.
Roney Edler em um momento de treino com aluna da filial da Sertão BJJ nos Estados Unidos. Foto: Arquivo Pessoal

Com o fim de mais uma temporada, é tempo de avaliar os acontecimentos dos últimos meses e identificar evoluções e aspectos a serem aprimorados. Roney Edler, no comando da Sertão BJJ, esteve atento a cada passo de sua equipe durante todo o ano de 2024. Foi um período de muito desenvolvimento profissional, com a expansão do time e mais vidas modificadas para melhor por meio da prática do Jiu-Jitsu. 

Em uma última entrevista ao VF Comunica antes do encerramento do ano, Roney deu mais detalhes sobre o crescimento da escola nos últimos doze meses e falou sobre as metas que pretende trabalhar no ano que vem. 

“O maior impacto positivo aconteceu dentro da nossa equipe, que alcançou mais um continente com uma nova filial, abrindo mais portas de oportunidades para todos os alunos e professores. Sem sombra de dúvidas, a parceria com a Seda College, para os alunos aprenderem inglês e ganharem o mundo, também foi um diferencial”, disse Roney.

Maior satisfação de Roney Edler foi proporcionar primeira competição internacional a alunos

O foco de apoio da Sertão BJJ está no Nordeste, nos atletas de Jiu-Jitsu da equipe que treinam e competem nessa região do Brasil. Apesar do crescimento do esporte no mundo todo, certos lugares ainda não recebem um incentivo, mais centralizado nas grandes capitais.

“O que me deixou mais feliz foi poder dar oportunidades e proporcionar a alunos que vem se destacando no cenário nordestino do Jiu-Jitsu a experiência da primeira competição internacional, fora do país. Três alunos estão indo para o Europeu, em Lisboa, com tudo custeado pela equipe. Se Deus permitir, alcançaremos voos mais altos, com mais atletas beneficiados.”, explicou.

Objetivo é fazer do Jiu-Jitsu um meio de vida para o futuro

Roney Edler tem planos mais complexos para garantir o desenvolvimento profissional dos atletas que defendem a bandeira da Sertão. Com suporte no presente, ele garante que os competidores tenham oportunidade de destaque em grandes competições da IBJJF. No entanto, olhar para o futuro é também uma necessidade. Por isso que ele reforça a importância de saber dar aulas, dominar o idioma e ter noção de empreendedorismo, para que esse mesmo aluno seja apto a administrar a própria vida.

“Eu consegui trazer esses atletas para os EUA para somar, abrir mais filiais em território norte-americano. Quando eles chegam aqui, a meta é que eles possam dar continuidade ao meu ensino, assim eles se aprimoram na Arte Suave e eu consigo ensinar também como gerenciar uma academia. Eles precisam construir um futuro depois da carreira de atleta, precisam ter a própria academia, dar o próximo passo, repassar o que aprenderam e formarem mais pessoas do bem.”, detalhou.

Em um momento de autoavaliação, uma tarefa bem mais desafiadora, Roney Edler disse que evoluiu como líder e sentiu que foi capaz de influenciar positivamente as pessoas que estão sob sua orientação.

“Complicado me avaliar, mas acho que a área que mais cresci foi a liderança. Saber gerenciar uma equipe, mesmo pequena, dá trabalho. Nem todas as cabeças pensam na mesma direção, mas eu tenho que mostrar e levá-los para um caminho que todos aproveitem e tenham prosperidade para crescerem junto comigo. Eu não cresço sozinho, eu levo todos comigo, porque eles fazem parte de tudo.”, finalizou.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Marcelo Garcia é faixa-preta de Jiu-Jitsu

Marcelo Garcia Shares Why Gordon Ryan Falls Short of Being the Grappling GOAT

untitled 496 Enhanced NR VF Comunica Roney Edler ends 2024 with a positive balance and says: "I don't grow alone"

Roney Edler ends 2024 with a positive balance and says: “I don’t grow alone”