em

Aprenda com Roney Edler, faixa-preta e professor nos Estados Unidos, e deslanche dando aulas

Esteja atento às sete dicas a seguir e trabalhe para chegar em um lugar melhor como profissional

Compartilhe!
Roney Edler tem um ótimo relacionamento com atletas iniciantes em sua academia nos Estados Unidos.
Roney Edler tem um ótimo relacionamento com atletas iniciantes em sua academia nos Estados Unidos. Foto: Arquivo Pessoal

Você que é faixa-preta de Jiu-Jitsu, professor, quais são as suas prioridades e objetivos exercendo essa função? Transmitir ensinamentos da arte marcial é uma responsabilidade com uma dimensão enorme e infelizmente nem todos os professores têm consciência disso. Um futuro campeão mundial já pode ser fisgado dentro de uma academia, por exemplo, ainda na aula experimental. Para isso, o carisma do professor, sua metodologia e maneira com a qual ensina são fatores determinantes. Pavimentar um caminho de sucesso na posição de um profissional que passa o Jiu-Jitsu adiante é uma atividade que depende exclusivamente de você.

Roney Edler, faixa-preta nascido no Brasil, esteve consciente desses fatos quando decidiu viver de dar aulas de Jiu-Jitsu. Montou uma equipe do zero com pouco incentivo, a Sertão BJJ, desenvolveu ela com disposição e novas parcerias e hoje testemunha o crescimento do time. Hoje professor nos Estados Unidos, Roney elencou, em conversa com o VF Comunica, pontos fundamentais para quem quer, de uma vez por todas, se sair bem como professor de Jiu-Jitsu.

Já separa o papel e a caneta; mãos à obra!

  • PAIXÃO

É imprescindível gostar do que você faz. Quando o amor é o principal motivo por trás do que fazemos, o sucesso é uma consequência natural.

  • ATUALIZAÇÃO

Sempre procure estar aberto a aprender tanto dentro quanto fora da academia, com outros professores, de diferentes bandeiras. Com o desenvolvimento do esporte no mundo todo, o intercâmbio de conhecimento, entre equipes, se tornou uma necessidade.

  • CRIATIVIDADE

Seja criativo e se reinvente, sempre dentro das possibilidades reais que o Jiu-Jitsu oferece em termos de técnica, para que os alunos se envolvam mais ainda com a Arte Suave.

  • COMUNICAÇÃO

Ser capaz de se comunicar de forma clara e direta com os alunos faz toda a diferença. Assim, eles terão mais facilidade para assimilar as técnicas e, consequentemente, aprenderem.

  • COMPROMETIMENTO

Tenha compromisso e seja pontual nas aulas. Cancelamentos em cima da hora também não podem ser aceitáveis. Isso deixa o aluno com inseguranças e dúvidas quanto à frequência das aulas.

  • EMPATIA

Sempre se coloque no lugar do aluno e esteja disposto a ajudar, sem exceção. Lembre-se que um dia você foi um praticante inexperiente. O aluno que se sente amparado dificilmente abandonará o esporte ou te trocará por outro professor.

  • AUTOAVALIAÇÃO

É preciso saber se autoavaliar e assim melhorar naquilo que você identificou como uma fragilidade. Seja humilde e tenha sabedoria para escutar os que estão de fora, porque eles têm uma visão mais privilegiada. É como um coach que observa uma luta fora do tatame e tem mais clareza para indicar movimentos que vão dar certo. Pense nisso. 

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 11 21 at 12.58.39 VF Comunica Marcelo Garcia ressalta apreço do ONE como um dos motivos para voltar a lutar

Marcelo Garcia ressalta apreço do ONE como um dos motivos para voltar a lutar

Roney VF Comunica Learn from Roney Edler, black-belt and professor in the United States, and be successful in teaching

Learn from Roney Edler, black-belt and professor in the United States, and be successful in teaching