Roger Gracie e Gordon Ryan treinaram de kimono durante uma passagem do brasileiro na academia do multicampeão de grappling, nos Estados Unidos. Roger disse em entrevista ao canal Rapha com Élles, em episódio disponível no YouTube, que os dois treinaram amigavelmente, sem tentar provar nada para ninguém.
O encontro dos dois expoentes do esporte é alvo de curiosidade para qualquer fã de Jiu-Jitsu, já que ambos são ídolos de diferentes gerações. No seu auge, Roger foi campeão mundial de kimono, pela IBJJF, por dez vezes, estabelecendo-se como um dos maiores lutadores de Jiu-Jitsu de todos os tempos. No ADCC, terreno preferido de Gordon, o faixa-preta que tem hoje 42 anos de idade também conseguiu despontar, acumulando três títulos.
O norte-americano Gordon Ryan foi alçado ao status de lenda do esporte no decorrer da sua carreira. Invicto por anos sem kimono, Gordon Ryan é hoje o rei do ADCC, com quatro títulos mundiais na organização. Depois de ficar afastado da ação por complicações estomacais, Gordon já regressou na temporada atual vencendo Josh Sanders, por finalização, na luta principal do Who’s Number One 24. No ADCC deste ano, o atual campeão acima de 99 kg está escalado para duas superlutas no evento: uma contra Felipe ‘Preguiça’, um antigo rival, e Yuri Simões, atual campeão absoluto da prestigiada companhia de grappling.
De acordo com Roger, treino com Ryan foi amistoso
Durante entrevista à Raphaella Amorim, Roger revelou que treinou mais de kimono do que sem pano com Gordon, para a surpresa dos que acompanham o esporte, acostumados com o americano performando No Gi. O Gracie aprovou o nível técnico de Gordon treinando Jiu-Jitsu com kimono. No entanto, é a habilidade dele como grappler que continua mais evidente.
“Foi um treino amigável, de academia. A gente não tentou se matar, não foi um tentando provar nada para o outro. Não foi uma luta, foi um treino. A gente treinou mais de kimono do que sem. Eu estive nos Estados Unidos para participar de um podcast, passei uns dias por lá e a gente acabou treinando. Ele é duro lutando com kimono, mas sem é bem melhor.”, avaliou Roger.