em

Rodrigo Freitas, campeão mundial No Gi, vive fase de confirmação como atleta de alto nível

Campeão no master 2, o faixa-preta que hoje vive na Califórnia chegou ao topo depois de várias tentativas

Compartilhe!
Rodrigo Freitas no topo do pódio no Mundial No Gi da IBJJF.
Rodrigo Freitas no topo do pódio no Mundial No Gi da IBJJF. Foto: Divulgação / Instagram

O Mundial No Gi da IBJJF, que aconteceu de 12 a 14 de dezembro em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi uma competição que vai figurar entre os melhores momentos da carreira de Rodrigo Freitas, faixa-preta e líder da Inspirit Jiu-Jitsu Academy, com sede na Califórnia. Além de ter sido campeão no torneio, Rodrigo foi o melhor competidor entre os atletas do peso leve, master 2, o título teve um significado a mais – legitimou a perseverança dele ao longo da carreira. 

“Eu treino desde os 13 anos de idade e desde o começo me dediquei bastante ao Jiu-Jitsu. Como atleta, sempre almejei os títulos mais importantes e várias vezes cheguei bem próximo de ser campeão mundial sem kimono, ficando com a medalha de prata, mas dessa vez deu certo! Eu sempre dou tudo de mim nos campeonatos. Acredito que tive uma boa performance nesse mundial e consegui colocar em prática todas as minhas estratégias para segurar o primeiro lugar. Meu treino nunca para, mesmo durante as férias. O Jiu Jitsu na minha vida é um lifestyle.”, explicou o campeão.

Professor Rodrigo Freitas e sua equipe no Mundial No Gi da IBJJF
Professor Rodrigo Freitas e sua equipe no Mundial No Gi da IBJJF

Adversário de Rodrigo na final disse que estudou o jogo do campeão; líder da Inspirit foi superior mesmo assim

Na disputa pelo ouro, Rodrigo lutou contra Louis Steven, faixa-preta representante da Alliance. De acordo com Rodrigo, a final foi realmente a luta mais dura do torneio já que o oponente chegou pronto porque fez o dever de casa, conforme admitiu no pódio, na entrega de medalhas, de estudar o jogo do finalista.

“Foi uma luta travada, não consegui encaixar muito os meus ataques, mas consegui avançar em posições e ganhei na decisão da arbitragem. Eu também não estava 100% fisicamente nesse campeonato, mas vida de atleta é assim. Acredito que anos de experiência me ajudaram, eu criei maturidade nas competições. Nunca foi sorte, sempre muito trabalho e dedicação.”, esclareceu.

Hoje Rodrigo é um líder e professor respeitado que orienta alunos sob a bandeira da Inspirit. Ele afirma que a reputação que tem hoje é fruto de uma trajetória construída com disciplina e resiliência como pilares.

“Eu acredito muito no poder da disciplina e que meu papel de professor é um exemplo não somente para os meus alunos, mas para essa próxima geração, de que tudo é possível. Não existe apenas o talentoso, existe também o atleta que se dedica e cria suas próprias oportunidades. Eu nunca fui o mais talentoso, mas sempre tive disciplina e resiliência. Foi assim que alcancei todas as minhas realizações dentro do Jiu Jitsu. Títulos como o Mundial, Pan-Americano, American Nationals, entre outros. É assim que sigo liderando minha equipe. Mostrando que existe um caminho sempre.”, afirmou.

Rodrigo Freitas conquistou o título no Mundial No Gi da IBJJF.
Rodrigo Freitas conquistou o título no Mundial No Gi da IBJJF.

Pandemia freou projeto de expansão da equipe, mas em 2024 os planos saíram do papel

A própria expansão da academia de Rodrigo na Califórnia exigiu muita força de vontade e crença no poder dos próprios objetivos. Um plano que já vinha sendo executado desde 2019 se concretizou efetivamente cinco anos depois, em 2024. 

“A Inspirit Jiu Jitsu Academy é a minha mais nova realização. Desde 2019 estávamos com o planejamento de expandir, mas veio o Covid e acabou adiando bastante os planos. Em setembro de 2024 mudamos para nosso novo espaço, mais amplo, com uma estrutura diferenciada para proporcionar uma experiência melhor para os nossos alunos. O novo nome foi estudado junto com um time especializado que nos direcionou para o nome ‘Inspirit’, que representa um conjunto de ideias importantes para o Jiu Jitsu: inspirar, respirar, motivar, levar vida, entre outros significados. O slogan da nossa nova academia é ‘Life and Jiu Jitsu walks together’.”, detalhou.

Se for para fazer uma retrospectiva de 2024, Rodrigo Freitas afirma que passou com notas excelentes em diversas disciplinas da vida real: pai de família, empresário e professor. Para 2025, falando especificamente sobre a parte profissional, o faixa-preta campeão mundial diz que o objetivo é seguir ganhando espaço no cenário.

“Em 2025 a meta é continuar expandindo e aprimorando a nossa academia junto com o time que temos, com previsão de vários camps para os principais campeonatos. Intensificar os treinos de competição. Enfim, nada muda.”, encerrou.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

untitled 496 Enhanced NR VF Comunica Roney Edler ends 2024 with a positive balance and says: "I don't grow alone"

Roney Edler ends 2024 with a positive balance and says: “I don’t grow alone”

WhatsApp Image 2024 12 18 at 19.54.38 VF Comunica Rodrigo Freitas, No Gi Worlds champion, confirms himself as a high-level athlete

Rodrigo Freitas, No Gi Worlds champion, confirms himself as a high-level athlete