
Aluno do time infantil de Bruno Frazatto, na Atos Atlanta, Raphael Pesce é um atleta incansável quando se trata de competições. No próximo final de semana, Pesce vai comparecer em outra grande competição da IBJJF, o Pan Kids No Gi, na Flórida. Ele luta no Teen 1, peso pluma.
Com títulos importantes conquistados ao longo da temporada, o jovem faixa-amarela participou da competição New Breed, nos Estados Unidos, com e sem kimono, e mais uma vez ficou com o lugar mais alto do pódio. No total, foram quatro lutas e quatro finalizações.
“Essas lutas são divertidas e representam desafios diferentes. Eu subi de categoria para essa competição. Gostei muito de participar do New Breeds. Eu gosto de colocar o meu jogo à prova para saber se ele vai se destacar contra adversários maiores e mais graduados.
Com a mudança para Atlanta, Raphael tem mais tempo para se dedicar ao Jiu-Jitsu
Depois que se mudou para Atlanta com a família para ficar mais perto da academia, sinal de que Raphael tem uma rede de apoio bem sólida, o atleta comentou que naturalmente passou a se dedicar mais aos treinos de Jiu-Jitsu. Agora, é possível treinar bastante tanto com quanto sem kimono. Preferência pela modalidade não importa contanto que um bom trabalho esteja sendo feito no tatame.
“Nós temos treinado muito as duas modalidades, com e sem kimono, na Atos Atlanta com o professor Bruno Frazatto. Minha família se mudou para Atlanta para ficarmos mais perto da academia. A gente consegue investir bastante tempo de tatame treinando Jiu-Jitsu com e sem pano. Para ser honesto, não sei qual dos dois eu gosto mais.”, disse.
Nos Opens da IBJJF nos Estados Unidos Raphael também tem se destacado. Em Charlotte, ele é bicampeão e em Atlanta já conseguiu o ouro quatro vezes.
“São campeonatos duros com competidores muito bons. Estou feliz por ter saído com a vitória e grato por contribuir para o ranking da Atos Atlanta. Quando se treina com os melhores, você espera poder fazer a sua parte pela equipe”, afirmou Raphael.
Para o faixa-amarela, confiança transmitida pelos mestres é fundamental para manter a calma nas competições
Enfrentar a pressão de um campeonato não é para qualquer pessoa e uma mente sadia tem enorme contribuição no desempenho de um campeão. Alguns lidam melhor com essa sensação e Raphael se enquadra nesse tipo de competidor. De acordo com ele, a confiança transmitida pelos mestres é fundamental para manter a calma antes de entrar em ação.
“Sempre vai existir a pressão. Muita coisa precisa ser feita para chegar até lá e lutar, mas treinar com os mestres Bruno Frazatto e Roberto Traven, e com o time como um todo, me deixa com a sensação de que realmente estou preparado para enfrentar qualquer dificuldade.”, explicou.
Quando a participação em competições é recorrente, e a primeira colocação também, a exposição é natural. Portanto, surpreender sempre é uma necessidade para quem quer manter a sua vaga no topo. Para Raphael, a versatilidade do Jiu-Jitsu, sempre estimulada na Atos, é o que importa.
“Eu de verdade amo fazer de tudo. Todo mundo sabe que os lutadores de Jiu-Jitsu têm técnicas preferidas que tendem a usar mais que outras. No entanto, nossos professores na Atos ajudam no nosso desenvolvimento, trabalhando partes novas do jogo. Meus colegas de treino me forçam a executar posições que aprendemos em situações mais desafiadoras. Não quero ser vago na resposta, mas eu gosto mesmo de fazer de tudo!”, esclareceu.