em

Quem é Rerisson Gabriel? Faixa-preta da Alliance Rio foi campeão dos penas no Pan de Jiu-Jitsu

Nascido e criado no Cantagalo, comunidade carioca, Rerisson é um talento que promete mais destaque nas próximas competições

Compartilhe!
Rerisson Gabriel ficou no topo do pódio do Pan da IBJJF no domingo, último dia de competição.
Rerisson Gabriel ficou no topo do pódio do Pan da IBJJF no domingo, último dia de competição. Foto: @lunivers.athletics

Rerisson Gabriel colocou o nome em grande destaque depois de performar no Pan de Jiu-Jitsu da IBJJF, no último final de semana. A jornada dele na divisão faixa-preta adulto, no peso pena, teve como desfecho a vitória por decisão na finalíssima contra Diogo Reis, bicampeão do ADCC, atual campeão Europeu e favorito ao ouro do Pan. Rerisson brilhou, apareceu para o mundo e despertou a curiosidade quanto às suas origens. 

Como muitos atletas de Jiu-Jitsu que chegam ao estrelato, Rerisson começou com pouco, mas sonhos são ilimitados. Nascido na comunidade do Cantagalo, no Rio de Janeiro, o Jiu-Jitsu foi o recurso que ele teve para descobrir um talento e subir na vida. Não foi somente ele que decidiu se dedicar ao esporte, o atual campeão do Pan-Americano é membro de uma família de lutadores. Ele tem dois irmãos que, assim como ele, já fizeram por merecer a faixa-preta. O mais jovem, também dedicado e talentoso, está na faixa-verde.

Com a faixa-roxa, Rerisson foi campeão mundial de Jiu-Jitsu pela IBJJF

Desde de 2022 que Rerisson vem acumulando títulos e se preparando para conquistas grandes na faixa-preta. O Pan foi a primeira delas. Em 2022, na faixa-roxa, Rerisson foi campeão Mundial na Pirâmide, na Califórnia. No ano seguinte, já faixa-marom, o atleta conseguiu a terceira colocação. Em 2024, o professor da Alliance Rio, Thiago Travecks, graduou o obstinado aluno que havia conseguido mais um pódio no Mundial; desta vez, ele ficou com a segunda colocação. No Contagem Open, em Minas Gerais, Rerisson ingressou na elite e foi campeão depois de vencer três lutas no peso pena. Em seguida, ele também triunfou em mais competições com a chancela da IBJJF, capturando medalhas de ouro no Rio Spring e no Sul-Americano. 

Recém-graduado à faixa-preta, o atleta natural do Rio de Janeiro venceu o Sul-Americano.
Recém-graduado à faixa-preta, o atleta natural do Rio de Janeiro venceu o Sul-Americano. Foto: CBJJ

O pontapé inicial das grandes competições em 2025 aconteceu no Europeu, em Lisboa. Na ocasião, ele conquistou o terceiro lugar. “O ano está só começando e podem ter certeza de que ainda ouvirão muito o meu nome. Estou ansioso pelos próximos desafios que virão!”, disse. 

No Pan-Americano do último final de semana, na Flórida, o quarto adversário de Rerisson na chave dos penas foi Diogo Reis. O faixa-preta da Alliance saiu na frente quando conseguiu raspar Diogo para marcar 2 pontos. Na briga, o ‘Baby Shark’ igualou o placar, com outra raspagem, e o resultado permaneceu assim até que cada um contabilizou uma vantagem. Tudo igual. Na decisão dos árbitros, Rerisson ficou com a vitória e com a certeza de que está trilhando o caminho certo.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

485953503 18492083647053239 6046195940682161588 n 1 VF Comunica Pan de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha é dona de mais um double gold e Gutemberg Pereira garante bicampeonato no absoluto

Pan de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha é dona de mais um double gold e Gutemberg Pereira garante bicampeonato no absoluto

486555152 18349355254198306 2631586196067310975 n 1 VF Comunica Análise: o que a jornada de Roberto Jimenez no Pan tem a dizer sobre o entretenimento no Jiu-Jitsu?

Análise: o que a jornada de Roberto Jimenez no Pan tem a dizer sobre o entretenimento no Jiu-Jitsu?