A LMJJ, Liga Mineira de Jiu-Jitsu, vem se destacando pelo excelente trabalho na promoção do Jiu-Jitsu competitivo. O que impulsiona a federação é, na verdade, uma missão. Um compromisso com o próprio esporte e com os atletas que dedicam uma vida como competidores. Thalles Guimarães, presidente da LMJJ, fez uma avaliação da percepção dos atletas e suas respectivas equipes sobre a entidade. Para ele, dentro desse objetivo de desenvolver o Jiu-Jitsu em Minas Gerais, a resposta está sendo bem positiva.
“A LMJJ tem ganhado um prestígio e uma notoriedade muito grande no cenário mineiro. Como presidente, vejo o quanto os atletas e equipes estão valorizando e enxergando a importância desses eventos oficiais no currículo deles. Tenho notado também o quanto as equipes e atletas tem evoluído depois da chegada da federação. O nível técnico dos atletas tem aumentado a cada etapa, consequência dessa disputa que eles vem travando a cada edição. E quanto às equipes, vejo que elas vêm buscando se profissionalizar para entregar sempre mais resultados não só nas competições, mas também no crescimento de alunos nas salas de aulas.”, analisou.
Thalles comenta ranking acirrado e diz que o diferencial da LMJJ está na valorização dos atletas
O calendário do circuito mineiro é dividido por etapas e até o momento quatro já foram realizadas. A próxima fase, com disputas com e sem kimono, está programada para os dias 21 e 22 de setembro na cidade de Muriaé. A LMJJ vai fechar o circuito na quinta etapa, em novembro, na cidade de Juiz de Fora. O atleta que estiver presente em cada uma delas, com bons resultados, vai conseguir uma posição privilegiada no ranking da LMJJ e será recompensado da melhor forma possível: passagem garantida para grandes torneios da IBJJF, nos Estados Unidos.
“O ranking está pegando fogo, muito disputado. Os atletas estão super empolgados e treinando muito para conseguirem chegar lá. Essas duas últimas etapas valem mais pontos, o que deixa tudo em aberto. Tudo pode mudar ainda. Com certeza as premiações do ranking com as passagens para os principais eventos da IBJJF no exterior foram um grande diferencial da federação, uma vez que poucas entidades valorizam tanto os atletas com essas condições.”, comentou Thalles.
LMJJ planeja mais investimento para 2025
A briga pelo topo do ranking não é a única vantagem oferecida nas competições da LMJJ. Para os campeões de cada uma das etapas, há também prêmios em dinheiro para os competidores de todas as graduações, desde a faixa-branca, e a meta é continuar investindo pesado para a próxima temporada.
“Hoje a LMJJ vem investindo a cada edição e acreditamos que para 2025 o nosso maior investimento será aumentar as premiações em dinheiro e dar mais oportunidades para mais atletas disputarem os grandes torneios da CBJJ/IBJJF com a seleção mineira. Queremos formar uma seleção mineira em 2025 ainda maior. Sobre sermos pioneiros em Minas Gerais, isso não trouxe nenhum conforto, pois nunca nos acomodamos. A meta é trabalhar sempre para entregar cada vez mais e mais.”, concluiu o presidente da Liga Mineira.