Neste final de semana, a IBJJF computou dois Opens do calendário anual de competições na América do Norte, em Nashville e Houston. Na competição em Tennessee, o campeão absoluto foi José Inácio dos Santos, da Spartan Academy, vencendo a final do peso aberto contra Mateus Rodrigues (AOJ). Com a vitória sobre Artur Pujszo (Gracie Barra), na final do pesadíssimo, José Inácio encerrou a participação na competição com o double gold. No feminino absoluto, Jessica Mallely (Team Mohler), campeã entre as faixas-pretas do pena, divisão que teve Duda Tozoni (The Match Champ) com o terceiro lugar, ficou com mais um ouro em disputa contra Gislayne de Oliveira, da Constrictor Team.
No Open do Texas, Pedro Alex ‘Bombom’ (GFTeam) foi o grande campeão do absoluto faixa-preta adulto, deixando a vice colocação para Francisco Lo, que sai desse torneio pronto para assumir seu compromisso no BJJ Stars 12, no próximo dia 27, em São Paulo. Entre as mulheres, a soberana foi Nathalie Wan Soares (Checkmat), que ficou no topo do pódio do absoluto, na frente de duas lutadoras da Atos, Jaine da Silva e Margarita Prado.
Faixa-preta da TMC, Bruno Sena abre lista de campeões em Nashville
Bruno Sena, pupilo de Marcos Cunha, ficou com a primeira colocação na competição de Nashville, superando Carlos Alberto Oliveira (GF Team) no confronto decisivo da divisão dos plumas. Faixa-preta da AOJ, João Pedro Bueno reinou entre os penas. Emilio Alejandro Hernandez (Zenith BJJ), faturou a prata.
Representante da Cícero Costha, Jefferson Henrique do Nascimento foi o campeão da divisão peso leve. Na final, impôs a sua estratégia para vencer Guilherme Guimarães Borges (ZR Team). No peso médio, Vitor Henrique Silva e Anderson Luis Batista, ambos da GF Team, subiram ao pódio no segundo e terceiro lugar, respectivamente, enquanto Eduardo Avelar de Carvalho (Vuk BJJ) assumiu o topo para ser premiado com a medalha de ouro da divisão.
Clay Mayfield (Pedigo) foi o grande campeão do meio-pesado após contabilizar vitória na luta final contra Gialysson Adão (GF Team). Antes de capturar a prata no absoluto, Mateus Rodrigues de Souza (AOJ) ficou com a primeira colocação entre os competidores do peso pesado, com jogo superior na luta contra Dayvison Lucas (ZR Team). Nas disputas do peso super-pesado, Levi Noland (Leviathan Academy) foi o nome do topo, vencendo Nicolas Hand, representante da Alliance, na final.
Francisco Lo sai da competição em Houston com duas medalhas: prata no absoluto e bronze na divisão
Nas disputas do Open da IBJJF em Houston, no Texas, Ivan Jennings (Gracie Barra) e Marco Vinicius (Dream Art) foram os campeões das divisões mais leves, pluma e pena. Richar Emiliano (Rodrigo Pinheiro BJJ) venceu Lucas Emanuel, representante da Gracie Barra, na final da disputa entre os competidores do peso leve. Alef José, defendendo a bandeira da Ares, demonstrou estratégia superior para vencer Sebastian Andres, faixa-preta da AOJ, na categoria dos médios. Matheus Aguiar, aluno de Ulpiano Malachias, ficou com o terceiro lugar.
Nos duelos do peso meio-pesado, Francisco Lo, prata no absoluto, subiu no pódio para assumir a terceira colocação. O campeão da divisão foi José Matheus Macedo (Checkmat). Na final, ele enfrentou e venceu Austin Caine, da Alliance. Entre os pódios do pesado e super-pesado, Atos e Six Blades fizeram campeões, João Pedro Nicolite e Cássio Felipe Sousa foram os atletas que alcançaram o topo das citadas divisões. Na decisão do pesadíssimo, teve dobradinha da GFTeam na primeira e segunda colocação, com Daniel Ribeiro e Ricardo Evangelista, respectivamente. Pedro Alex ‘Bombom’, campeão no absoluto, faturou o bronze.
Margarita Prado (Atos), Amanda Canuto (GFTeam), e Nathalie Wan (Checkmat), esta última double gold, foram os destaques nas divisões mais leves. Jaine da Silva Fragoso, lutando pela Atos, foi destaque entre as competidoras do médio, vencendo Deise dos Santos (Double Five) na última luta da chave.