O segundo dia do Abu Dhabi World Jiu-Jitsu Festival proporcionou um vislumbre do futuro do esporte. As competições das categorias Junior, Teen e Youth estão sendo realizadas na Mubadala Arena, na capital dos Emirados Árabes Unidos A atração é parte do 15º Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship.
Com nove tatames dispostos dentro do local, a cidade de Abu Dhabi provou ser a anfitriã ideal para um evento internacional de Jiu-Jitsu. Além disso, os fãs estão entusiasmados torcendo apaixonadamente por seus amigos, familiares e atletas favoritos.
Fahad Ali Al Shamsi, Secretário Geral das Federações de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos e da Ásia, chamou o Festival de dois dias de “carnaval global por excelência”.
“Alocar os dois primeiros dias do Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu Championship para as competições do Festival ressalta o compromisso da UAEJJF em investir nas gerações futuras”, disse ele. “Este campeonato é um ponto de encontro para os talentos mais promissores da nova geração de atletas de Jiu-Jitsu. Ele fornece uma plataforma ideal para que eles desenvolvam suas habilidades na frente de um público e compitam em um palco mundial.”
Evento de excelência
Al Shamsi acrescentou que o Abu Dhabi World Jiu-Jitsu Festival combina elementos esportivos e sociais. Além disso, oferece aos jovens campeões a chance de mostrar suas habilidades e às suas famílias de desfrutar de várias atividades imersivas, culturais e recreativas no local.
“Este ano, houve um recorde de 2.000 participantes nos dois dias do Festival. O forte envolvimento do público reflete o crescente interesse pelo Jiu-Jitsu em vários setores da sociedade”, disse ele. “Além disso, serve como uma plataforma, oferece aos jovens talentos uma chance inicial de experimentar o que os espera caso decidam fazer a transição para o profissionalismo, enquanto permite que os fãs do esporte desfrutem da atmosfera carnavalesca que sempre procuramos criar.”
Atletas
Dana Asaad Alnaqbi, do Al Jazira Jiu-Jitsu Club, que ficou em primeiro lugar na divisão Girls Gi / Junior / White/63kg, disse que estava orgulhosa de sua vitória, chamando-a de “um marco muito importante em minha carreira”. Ela acrescentou: “Isso me dá mais confiança em minhas habilidades e é uma motivação para continuar meu treinamento para alcançar minhas ambições e estabelecer uma carreira profissional”.
Enquanto isso, Borys Pisarek, da Polônia, representante a Checkmat International e vencedor na divisão Boys Gi / Junior / White / 55kg, acrescentou: “Estou muito feliz por ter vencido e conquistado a medalha de ouro porque foi um momento de alegria, pois os membros da minha família estavam presentes para me ver vencer. Talvez o que mais diferencie o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship seja a melhoria contínua que vemos ano após ano. Além disso, em cada participação, encontro coisas novas e surpreendentes aqui.”
Famílias dão apoio
Ashok Kumar, pai de Jishnu Kumar, participante da categoria Juvenil 94 kg, ficou emocionado com a participação de seu filho no campeonato. “Este é um dos maiores campeonatos de Jiu-Jitsu do mundo. Então, estou realmente encantado por testemunhar a atmosfera vibrante daqui”, disse ele. “Decidi que farei todo o esforço possível porque não quero perder nenhuma competição organizada pela Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos. Aprecio a maneira como eles organizam eventos, especialmente o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship, pois reúne toda a comunidade do Jiu-Jitsu em um só lugar.”
A estoniana Marina Hoepfl, mãe de Francisco Macedo, que está competindo na categoria Juvenil 34kg, acrescentou: “Estou agradavelmente surpresa com a organização excepcional. Além disso, há várias opções de entretenimento para crianças fora da arena, muitas atividades envolventes e food trucks. Então, é fantástico e particularmente agradável para as crianças.”
Competições para jovens amanhã
Embora o Festival tenha chegado ao fim nesta noite, a ação continua amanhã com o Abu Dhabi Youth Jiu-Jitsu Championship, com participantes de 10 a 17 anos de idade. Espera-se que milhares de jogadores masculinos e femininos participem da competição, que continuará até sábado, 4 de novembro.