
A 15ª edição do World Pro começou nesta quarta-feira e o Jiu-Jitsu vai tomar conta de Abu Dhabi até o dia 10 de novembro. O evento é a competição mais importante do calendário da AJP. O World Pro deu a largada com o festival de Jiu-Jitsu das crianças na prestigiada Mubadala Arena.
O World Pro teve um recorde de 7 mil atletas inscritos nesse ano, com mais de 700 brasileiros confirmados na disputa. Entre eles, os campeões Meyram Maquiné (-62kg), Diego Sodré (-69kg), Lucas Protasio (-77kg), Catriel Fernandes (-94kg) e Yatan Bueno (-120kg).
Já entre as mulheres, as atuais campeãs Brenda Larissa (-49kg), Anna Rodrigues (-55kg), Julia Alves (-62kg), Izadora Cristina (-70kg) e Gabi Pessanha (-95kg) estão confirmadas na disputa.
Uma constelação de craques marcará presença no World Pro em busca da consagração no evento mais cobiçado da AJP. Então, confira abaixo os principais nomes confirmados na faixa-preta.
-56kg
O ídolo local Zayed Alkatheeri é o atual campeão da categoria e aparece como favorito. Contudo, ele terá como principais adversários o brasileiro Yuri Hendrex e o escocês Shay Montague.
-62kg
Meyram Maquiné está em Abu Dhabi faminto para defender seu cinturão. A divisão conta com nomes de alto nível, entre eles Leonardo Mário, que faz temporada impecável na AJP. Além disso, ele é o líder do ranking profissional da Federação e pretende destronar Meyram.

-69kg
Diego Sodré se consagrou no ano passado e espera repetir o feito nesta edição. O atleta da Nova União é o maior candidato ao título, mas não terá vida fácil. Atleta da Cicero Costha, Jefferson Fagundes pode quebrar a banca. O craque local Omar Alfadhli foi finalista da edição passada na categoria de baixo, porém, quer o lugar mais alto do pódio.
-77kg
Lucas Protasio é o nome a ser batido na divisão e não medirá esforços para manter seu reinado. Lucas alcançou a maior conquista da carreira no ano passado e o bicampeonato engranceria seu legado na AJP. André Luiz Cantanhede e Pierpaolo Chiappe são os postulantes mais tarimbados.

-85kg
A divisão pode ficar com o trono vago porque o atual campeão Fellipe Andrew vai disputar a seletiva do World Pro. Então, diversos craques vão duelar pelo trono de umas divisões mais acirradas do evento. Uanderson Ferreira é o favorito, mas Levi Jones, Jhoannan Vielma e Kevin Cuervo surgem fortes no páreo.
-94kg
Revelação da GFTeam, Catriel Fernandes sonha com o bicampeonato e quer provar novamente por que é considerado um dos lutadores mais temidos da categoria. No entanto, chave está parelha, com lutadores do calibre de Marcos Carrozzino, Wallace Costa, Rodrigo Ribeiro, Felipe Bezerra, Sebastian Torres e Javier Barter confirmados.
-120kg
Yatan Bueno terá a árdua missão de manter seu posto devido ao alto nível dos desafiantes, porém, o atleta da Fratres Jiu-Jitsu pretende se firmar como um campeão dominante na AJP. Anton Minenko, Nico Maglicic e Thiago Borges são os candidatos mais renomados que podem desbancar Yatan.
Estrelas do Jiu-Jitsu em ação no World Pro

As mulheres também vão endurecer a disputa no World Pro e a expectativa é de duelos eletrizantes pela glória na AJP. Grandes estrelas do Jiu-Jitsu feminino vão abrilhantar a disputa. Além das campeãs, inúmeras craques prometem fazer história, como: Ingridd Sousa, Leticia Cardozo, Nia Blackman, Aurelie Le Vern, Thaynara Victoria, Eliana Carauni.
A elite do Jiu-Jitsu começa a agitar a Mubadala Arena a partir do dia 8 de novembro e serão três dias intensos com o Jiu-Jitsu da melhor qualidade.