Um dos assuntos mais comentados da edição deste ano do ADCC, que aconteceu entre os dias 17 e 18 de agosto em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi a zebra da derrota de Nicholas Meregali.
Depois de avançar na primeira rodada da chave em luta contra Marcin Maciulewicz, finalizando na kimura, Meregali era só confiança antes de entrar no tatame para o seu segundo compromisso. Na verdade, essa confiança foi construída bem antes, já que o brasileiro já havia dado como certa a conquista do ouro duplo no ADCC. O que ele e nem o mundo esperavam era que Michael Pixley quebraria a banca da forma que aconteceu, e ainda com finalização.
Na verdade, em um evento recheado de estrelas, o talento de atletas menos conhecidos, como é o caso de Pixley, pode ficar oculto nas sombras de lutadores mais notórios. Depois de ter conseguido o feito de tirar Nicholas da jogada, as habilidades de Pixley, desconhecidas pela esmagadora maioria, foram reveladas.
Depois de se destacar no wrestling, Michael Pixley ingressou no Jiu-Jitsu e tem investido nos treinos e competições sem kimono
Faixa-roxa de Jiu-Jitsu que vem obtendo resultados importantes em competições da IBJJF, o grappler norte-americano é um exímio wrestler com uma década de títulos acumulados ao longo da carreira. Nos Estados Unidos, o wrestling é uma modalidade bastante valorizada e Pixley é também um desses campeões universitários, com trajetória premiada na universidade McKendree, em Illinois.
Na divulgação do ADCC por ocasião do anúncio do nome de Michael Pixley na divisão até 99 kg, a organização o definiu como um lutador que tem um “wrestling de alto nível e um estilo agressivo”. A descrição do campeão da seletiva de West Coach caiu como uma luva.
Logo no início do confronto com o faixa-preta da New Wave, Pixley conseguiu derrubar e ficou por cima com um triângulo de mão praticamente encaixado, só faltava ajustar e foi exatamente o que ele fez até que sentiu os três tapinhas do gigante. Na queda, Nicholas se lesionou e disse, posteriormente, que foi finalizado porque deslocou o ombro. Vinícius ‘Trator’, a luta anterior de Pixley, também sucumbiu ao D’arce choke. No avanço da chave, quem estragou os planos do novato no ADCC foi o veterano Rafael Lovato Jr., que venceu o algoz de Nicholas na decisão.
Pixley é atleta de Jiu-Jitsu da Pedigo, equipe de famosos grapplers
A lapidação no Jiu-Jitsu aconteceu na Pedigo Submission Fighting, a mesma escola de atletas prestigiados, como Jacob Couch e Dante Leon. O canadense Dante, inclusive, encurtou a jornada de Mica Galvão no absoluto e a campanha do brasileiro no peso aberto era uma das grandes expectativas da noite. No entanto, esse foi um revés que não se compara, em termos de imprevisibilidade, com a derrota de Nicholas Meregali.
Na arte suave, Pixley ainda está um pouco distante da faixa-preta, mas nas faixas coloridas já deixou sua marca. Em 2021, ele venceu o Mundial No Gi da IBJJF, sagrando-se campeão absoluto na faixa-azul. No ano seguinte, com a mesma graduação, ele faturou o título, mas no superpesado.