em

Márcio de Deus ressalta mentalidade positiva e humildade como principais qualidades do time de campeões da TMD House

Gabrieli Pessanha, multicampeã de Jiu-Jitsu, é uma inspiração para as crianças no tatame, conjugando disciplina e bom caráter

Márcio de Deus comemora vitória de uma de suas alunas, ao lado de Gabrieli Pessanha.
Márcio de Deus comemora vitória de uma de suas alunas, ao lado de Gabrieli Pessanha. Foto: John Photography

Mais um campeonato do Grand Slam kids da IBJJF foi realizado, o Europeu em Lisboa, e o time infantil de Márcio de Deus, da TMD House, continuou eficiente na missão de mostrar um bom resultado. Foram 12 crianças inscritas com um total de 12 medalhas, um aproveitamento que mostra o rumo certo do trabalho feito na academia. Márcio de Deus, líder do time e responsável pelo coach dos competidores mirins no torneio, falou sobre o comprometimento do grupo. 

“O que posso dizer de mais importante desse resultado tão expressivo, a maioria das medalhas de ouro, é a dedicação das crianças, a forma como transmitimos que isso é tão importante para elas. Se dedicaram muito, treinaram demais, abriram mão de muita coisa. É lógico que o exemplo da Gabrieli (Pessanha) ajuda muito, além da mentalidade positiva que a gente ensina na academia.”, comentou. 

Deslocar as crianças de um país a outro é uma tarefa exigente, que requer grande responsabilidade. Márcio de Deus, que contou com o patrocínio da Seda College e da Chimera Capital no custeio das viagens, disse que uma receita extra precisou ser levantada para tornar possível a ida das crianças à Lisboa.

“Também vendemos rifas, bolos, doces e com isso conseguimos pagar todas as passagens e inscrições. Eu era o único adulto na viagem, mas as crianças são muito disciplinadas, com respeito à hierarquia, ao mais velho. É como se fosse um relacionamento de pai e filho, sinto que é fácil lidar com isso.”, disse Márcio.

Márcio de Deus sempre fala sobre humildade na academia, mas exemplo dentro do próprio time também inspira

Dentro da TMD House, na Cidade de Deus, no Rio, Márcio de Deus conta com uma rainha do esporte que carrega a coroa guiada por muita humildade. Além de verbalizar para os pequenos a importância de preservar esse valor, o faixa-preta pode contar com esse exemplo na educação de seu time de crianças.

“A gente fala muito sobre isso na academia, eu lembro que eu tive uma conversa com a Gabi, na beira do tatame, depois dela ganhar o último título mundial dela, no absoluto desse ano, eu falei assim: ‘filha, nunca se esqueça que o mais importante é ter humildade.’. Ela lembra disso com muito carinho, foi um momento marcante, de muita emoção. Nossa primeira conversa foi sobre humildade.”, revelou o treinador.

Treinos de Gabi Pessanha estão passando por fase sacrificante, disse o treinador

No dia 17 de novembro, o The Crown da IBJJF vai aquecer a elite do esporte em Long Beach, na Califórnia. Novos reinados vão nascer e antigas majestades estarão de volta para defender a coroa; é o caso de Gabi Pessanha, que foi convocada para entrar na batalha em busca de mais um período de coroa no topo da cabeça. De acordo com Márcio de Deus, tudo está saindo de acordo com o planejado em todas as fases do camp de Gabi. 

“Estamos com a cabeça muito focada para o The Crown, já passamos do período de estudos, de montagem de estratégia, estamos uma uma fase um pouco mais específica agora. A Gabrieli está passando por um processo de esforço muito grande, melhorando a condição física, bem adaptada para o Jiu-Jitsu, com treinos muito sacrificantes. Nós criamos a ‘semana do esforço’, um treino às 7 horas da manhã só para ela, com a galera treinando especificamente com ela. Nossa cabeça está muito boa para o The Crown.”, destacou.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

UFC: brasileiro Caio Borralho afirma saber a estratégia para derrotar Khamzat Chimaev

Alex ‘Poatan’, campeão meio-pesado do UFC, planeja volta para o ano que vem