Márcio de Deus, líder da TMD House, é o tipo de professor que assume com excelência a função de figura paterna dos seus alunos. Ensina, orienta, acompanha de perto, chora e vibra junto. Foi assim, com entrega total, que a TMD House, com missão de projeto social, cresceu como uma equipe de referência.
O Campeonato Brasileiro sem Kimono da IBJJF, que aconteceu em junho no Rio de Janeiro, refletiu o resultado de um trabalho bem feito ao longo do tempo. De acordo com Márcio de Deus, em entrevista à equipe do VF Comunica, o bom desempenho do time no torneio foi a resposta satisfatória de um programa de grappling montado na academia.
“O Campeonato Brasileiro sem Kimono foi muito bom, completamos um ano com o programa sem kimono na academia e os resultados foram excelentes. Conquistamos títulos de absoluto, os juvenis também performaram bem e tivemos faixas-pretas chegando no domingo das finais. É um trabalho a longo prazo, mas estamos no caminho certo.”, avaliou Márcio.
Márcio de Deus é autor do manual “Pensando na Vitória”, livro que reúne conselhos motivacionais
Com larga experiência na cena competitiva, dentro e fora do tatame executando funções diversas, Márcio de Deus redigiu o manual “Pensando na Vitória”, um compilado de conselhos para fazer o leitor refletir sobre hábitos que levam a uma vida vitoriosa. O manual, disponibilizado em um stand da Seda College no Brasileiro Kids, tem também uma versão em inglês.
“Esse é um trabalho feito com base no que a gente acredita que é correto. Então, são conselhos práticos que desenvolvemos no decorrer dessa caminhada. São conselhos que ajudam as pessoas a melhorar, a serem mais perseverantes. Tem muito conceito técnico também, da parte de motivação, da parte teológica. Tudo em uma linguagem simples para que o leitor possa buscar orientação diária na jornada rumo aos seus objetivos.”, explicou o faixa-preta.
Mais uma característica que se destaca no legado da TMD House diz respeito à formação de atletas desde à base, da faixa-branca à preta. Portanto, essa é uma prova de que o ensino do Jiu-Jitsu é uma prática desenvolvida com respeito, ao método e ao aluno, sem esquecer do desenvolvimento de uma noção de família. É assim que os atletas se sentem, como membros de uma família formada fora de casa.
“A TMD House é uma escola de base. Faixas-pretas como a Gabi Pessanha, Maria Cláudia, Vitor Matheus e Luciano Alex, que hoje vivem do Jiu-Jitsu, vieram das categorias de base da equipe. Tivemos o privilégio de levar 99 crianças para o Brasileiro, foram bons resultados e experiências para esses atletas da nova geração. A logística deu muito trabalho, transporte de ônibus, hospedagem, mas estou aqui para isso, para fazer de tudo pelos meus alunos para que eles possam estar nas melhores competições do mundo. Nunca vou medir esforços.”, afirmou.
Incansável, Gabi Pessanha não descansou depois do Mundial da IBJJF
Gabi Pessanha, hoje o rosto mais famoso da equipe, fechou o Grand Slam da IBJJF com mais recordes batidos. Segundo Márcio de Deus, a disciplina da faixa-preta continua intacta desde que o Mundial na Califórnia chegou ao fim. Ele disse que ela já possui compromissos certos, ainda não revelados, que impedem o afrouxamento do ritmo de treinos. Aliás, para a TMD House como um todo, o tempo não para. O Pan Kids, Vitória Open, Europeu Kids e o Mundial No Gi foram citados por Márcio como metas do segundo semestre. A coroação da temporada vai acontecer no dia 7 de dezembro na Cidade de Deus, berço da TMD House, com a graduação de centenas de atletas que vestem a camisa da equipe.
“A Gabi continua treinando incansavelmente, ela está todos os dias na TMD House, desde o fim do Mundial. No segundo semestre temos alguns compromissos já agendados, eventos nos quais ela vai participar. Então, o ritmo não diminuiu. Ela continua todos os dias na preparação física e nos treinos técnicos. Estamos levando nove crianças para o Pan Kids, vamos levar um número grande de alunos também para o Vitória Open, Gi e No Gi. No Europeu Kids vamos investir bastante também. Depois do Mundial sem Kimono vamos fazer nossa grande cerimônia de graduação, com cerca de 500 graduados.”, finalizou.