
Duas brasileiras protagonizaram a luta principal do primeiro UFC de 2025. Mackenzie Dern e Amanda Ribas se enfrentaram em um novo duelo, já que as conterrâneas se enfrentaram em uma outra ocasião, em 2019. Naquela luta, quem levou a melhor foi Amanda, que liquidou a fatura ao vencer Dern por decisão unânime dos juízes.
Na revanche agendada para os primeiros dias de 2025, a filha de Megaton Dias obteve a redenção ao superar a rival Ribas por finalização, uma reafirmação da efetividade de seu Jiu-Jitsu de campeã mundial. Ao contabilizar mais uma vitória, Mackenzie recupera a estabilidade no Ultimate ao emplacar dois resultados positivos em sequência. A brasileira Amanda, por sua vez, amarga mais uma derrota. Em março de 2024, sua única atuação do ano passado, ela perdeu para Rose Namajunas via decisão.
Luta entre Amanda Ribas e Mackenzie Dern foi um combate dinâmico que entreteu os espectadores
No main event da edição em Las Vegas, nos Estados Unidos, o que não faltou foi ação, de ambas as partes. No primeiro assalto, Mackenzie Dern tomou a iniciativa e entrou em queda, levando Amanda Ribas ao chão para dar continuidade aos ataques no ground and pound. Depois que o gongo soou e as atletas recuperaram as energias no corner, Mackenzie tentou novamente uma queda em busca de domínio, mas a adversária se defendeu bem e conseguiu ficar por cima, atacando até ser raspada pouco antes do final do round.
O terceiro e último assalto foi marcado pela recuperação contundente de Mackenzie Dern, em busca da revanche. A movimentação foi parecida com a do round anterior, com tentativa de queda defendida por Ribas; a diferença é que ela não conseguiu dessa vez manter a campeã do ADCC controlada por cima. A faixa-preta de Jiu-Jitsu assumiu a liderança do confronto quando atacou um armlock e caiu montada. Depois, mais um ataque no braço foi aplicado e a finalização foi inevitável.

“Estou bem feliz. Queria aumentar meu recorde de finalizações, mas também lutar em pé e aplicar quedas. Foi muito bom tirar esse peso de mim e conseguir a segunda vitória seguida. Consegui finalizar ela no final e fiquei muito feliz.”, afirmou Mackenzie na entrevista pós-luta, em tom de comemoração pela missão cumprida.