em

Mackenzie Dern vence Amanda Ribas em revanche no primeiro UFC do ano

Atletas brasileiras foram as estrelas da luta principal do evento em Vegas

Compartilhe!
Mackenzie Dern comemora segunda virória consecutiva no UFC.
Mackenzie Dern comemora segunda virória consecutiva no UFC. Foto: Divulgação / UFC

Duas brasileiras protagonizaram a luta principal do primeiro UFC de 2025. Mackenzie Dern e Amanda Ribas se enfrentaram em um novo duelo, já que as conterrâneas se enfrentaram em uma outra ocasião, em 2019. Naquela luta, quem levou a melhor foi Amanda, que liquidou a fatura ao vencer Dern por decisão unânime dos juízes.

Na revanche agendada para os primeiros dias de 2025, a filha de Megaton Dias obteve a redenção ao superar a rival Ribas por finalização, uma reafirmação da efetividade de seu Jiu-Jitsu de campeã mundial. Ao contabilizar mais uma vitória, Mackenzie recupera a estabilidade no Ultimate ao emplacar dois resultados positivos em sequência. A brasileira Amanda, por sua vez, amarga mais uma derrota. Em março de 2024, sua única atuação do ano passado, ela perdeu para Rose Namajunas via decisão. 

Luta entre Amanda Ribas e Mackenzie Dern foi um combate dinâmico que entreteu os espectadores

No main event da edição em Las Vegas, nos Estados Unidos, o que não faltou foi ação, de ambas as partes. No primeiro assalto, Mackenzie Dern tomou a iniciativa e entrou em queda, levando Amanda Ribas ao chão para dar continuidade aos ataques no ground and pound. Depois que o gongo soou e as atletas recuperaram as energias no corner, Mackenzie tentou novamente uma queda em busca de domínio, mas a adversária se defendeu bem e conseguiu ficar por cima, atacando até ser raspada pouco antes do final do round. 

O terceiro e último assalto foi marcado pela recuperação contundente de Mackenzie Dern, em busca da revanche. A movimentação foi parecida com a do round anterior, com tentativa de queda defendida por Ribas; a diferença é que ela não conseguiu dessa vez manter a campeã do ADCC controlada por cima. A faixa-preta de Jiu-Jitsu assumiu a liderança do confronto quando atacou um armlock e caiu montada. Depois, mais um ataque no braço foi aplicado e a finalização foi inevitável. 

Mackenzie Dern aplica armlock em luta de MMA conta Amanda Ribas.
Mackenzie Dern aplica armlock em luta de MMA conta Amanda Ribas. Foto: Louis Grasse/PxImages

“Estou bem feliz. Queria aumentar meu recorde de finalizações, mas também lutar em pé e aplicar quedas. Foi muito bom tirar esse peso de mim e conseguir a segunda vitória seguida. Consegui finalizar ela no final e fiquei muito feliz.”, afirmou Mackenzie na entrevista pós-luta, em tom de comemoração pela missão cumprida.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

LeonardoMatosLiberal VF Comunica Jiu-Jitsu melhora qualidade de vida de três irmãos com TDAH

Jiu-Jitsu melhora qualidade de vida de três irmãos com TDAH

WhatsApp Image 2025 01 13 at 15.23.19 1 VF Comunica Almeida JJ amplia CT em Itaquera para virar referência no ensino de Jiu-Jitsu

Almeida JJ amplia CT em Itaquera para virar referência no ensino de Jiu-Jitsu