em

CJI: Ffion Davies e Mackenzie Dern estão confirmadas em superluta

Ícones do BJJ feminino vão se enfrentar pela primeira vez no evento de submission promovido por Craig Jones

Compartilhe!
Mackenzie Dern e Ffion Davies vão ficar frente a frente pela primeira vez em luta de grappling.
Mackenzie Dern e Ffion Davies vão ficar frente a frente pela primeira vez em luta de grappling. Foto: Divulgação / CJI

O Craig Jones Invitational, evento que vem atraindo muitos olhares em sua primeira edição, anunciou um duelo entre Ffion Davies e Mackenzie Dern, um casamento de luta inédito que carrega muita representatividade para o grappling feminino. O CJ Invitational, promovido como rival do ADCC por conta das sedutoras premiações em dinheiro, está agendado para o mesmo final de semana do tradicional torneio de submission, nos dias 16 e 17 de agosto, na arena Thomas e Mack Center, em Vegas, nos Estados Unidos.

Auge de Mackenzie no Jiu-Jitsu foi em 2015. Hoje, ela é atleta do UFC

Mackenzie Dern, que hoje se dedica ao MMA como lutadora contratada do UFC, teve o seu auge no Jiu-Jitsu em 2015, um ano que lhe reservou medalhas de ouro importantíssimas tanto nas disputas de kimono quanto no grappling. 

Ela foi campeã do Europeu e do Pan-Americano, além de ter conquistado dois títulos mundiais pela IBJJF, nas modalidades com e sem kimono. Nessa mesma temporada, ela conseguiu o título de campeã do ADCC, lutando na divisão até 60 kg. No MMA profissional, a filha de ‘Megaton’ Dias possui um cartel de 13 vitórias e 5 derrotas.

Ffion Davies possui conquistas que a colocaram no topo do grappling

Do outro lado do tatame, Dern vai enfrentar Fion Davies um dos nomes com mais apelo quando o assunto é grappling feminino. Faixa-preta de Jiu-Jitsu nascida no País de Gales, a especialidade de Ffion se tornou justamente o Jiu-Jitsu sem kimono, com participações vitoriosas nos principais torneios da modalidade, incluindo aparições em superlutas. 

No Mundial No Gi da IBJJF, ela conseguiu o ouro por três anos, 2018, 2021 e 2023; neste último, ela foi campeã peso e absoluto. No ADCC, Davies reinou em 2022, quando sagrou-se campeã na mesma divisão que Mackenzie havia dominado em 2015. Nas disputas com kimono, a atleta de 29 anos também é condecorada, possuindo o título de bicampeã mundial pela IBJJF.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Luke VF Comunica Luke Fidler comments on high level training at GB Chandler for the kids Brazilian Nationals

Luke Fidler comments on high level training at GB Chandler for the kids Brazilian Nationals

tyecji VF Comunica CJI: Kade e Tye Ruotolo estão confirmados no evento

CJI: Kade e Tye Ruotolo estão confirmados no evento