O Craig Jones Invitational, evento que vem atraindo muitos olhares em sua primeira edição, anunciou um duelo entre Ffion Davies e Mackenzie Dern, um casamento de luta inédito que carrega muita representatividade para o grappling feminino. O CJ Invitational, promovido como rival do ADCC por conta das sedutoras premiações em dinheiro, está agendado para o mesmo final de semana do tradicional torneio de submission, nos dias 16 e 17 de agosto, na arena Thomas e Mack Center, em Vegas, nos Estados Unidos.
Auge de Mackenzie no Jiu-Jitsu foi em 2015. Hoje, ela é atleta do UFC
Mackenzie Dern, que hoje se dedica ao MMA como lutadora contratada do UFC, teve o seu auge no Jiu-Jitsu em 2015, um ano que lhe reservou medalhas de ouro importantíssimas tanto nas disputas de kimono quanto no grappling.
Ela foi campeã do Europeu e do Pan-Americano, além de ter conquistado dois títulos mundiais pela IBJJF, nas modalidades com e sem kimono. Nessa mesma temporada, ela conseguiu o título de campeã do ADCC, lutando na divisão até 60 kg. No MMA profissional, a filha de ‘Megaton’ Dias possui um cartel de 13 vitórias e 5 derrotas.
Ffion Davies possui conquistas que a colocaram no topo do grappling
Do outro lado do tatame, Dern vai enfrentar Fion Davies um dos nomes com mais apelo quando o assunto é grappling feminino. Faixa-preta de Jiu-Jitsu nascida no País de Gales, a especialidade de Ffion se tornou justamente o Jiu-Jitsu sem kimono, com participações vitoriosas nos principais torneios da modalidade, incluindo aparições em superlutas.
No Mundial No Gi da IBJJF, ela conseguiu o ouro por três anos, 2018, 2021 e 2023; neste último, ela foi campeã peso e absoluto. No ADCC, Davies reinou em 2022, quando sagrou-se campeã na mesma divisão que Mackenzie havia dominado em 2015. Nas disputas com kimono, a atleta de 29 anos também é condecorada, possuindo o título de bicampeã mundial pela IBJJF.