A Start Doing, um time do sul do país que capacita e treina atletas, vem desempenhando um importante papel no cenário competitivo da temporada. Cada vez mais bem posicionados no ranking da CBJJ, a cada nova competição a equipe é impulsionada pelo desejo de melhores resultados. Uma busca individual de cada atleta que reflete no coletivo.
As competições mais recentes foram o BJJ Pro Curitiba e o Kids International, ambos da IBJJF, que aconteceram no mesmo final de semana. Para Luciano Bernert, o resultado satisfatório já era esperado, uma consequência de um trabalho de comprometimento na preparação do atleta. No torneio de adultos, o BJJ Pro, foram 5 medalhas de ouro para uma proporção de 7 atletas, um desempenho excelente.
“A orientação sempre é lutar com o coração e dar o máximo possível. Além disso, tivemos a estreia de dois atletas, o que trouxe novos horizontes e estratégias para o nosso time. Trabalhamos intensamente na preparação física e mental de cada um, focando em técnicas específicas e estudando nossos adversários. Essa abordagem detalhada e o espírito de equipe foram fundamentais para alcançarmos esse desempenho.”, comentou Luciano.
Time de Luciano investe na boa comunicação entre os membros do grupo para manter a disposição na equipe
Manter a motivação ao longo da temporada pode ser um desafio grande demais para alguns professores. Não é fácil preservar a determinação de um grupo com tantos campeonatos à frente, uma realidade que envolve renúncias e uma missão mais exigente. De acordo com o faixa-preta Luciano Bernert, o segredo é manter as metas alinhadas, para que as pretensões não mudem no meio do caminho.
“É um conjunto de aspectos. A principal estratégia são as reuniões regulares com a equipe, onde alinhamos expectativas e metas. Além disso, durante os treinos, incentivamos a motivação e a determinação por meio de conversas individuais e em grupo. Trabalhamos para criar um ambiente de apoio e camaradagem, reconhecendo e celebrando as conquistas de cada atleta.”, disse.
No BJJ Pro Curitiba, a Start Doing conseguiu ficar em oitavo lugar no ranking geral. Em seu primeiro ano como equipe independente, o time vem assumindo como padrão um lugar privilegiado no ranking, sempre entre as equipes mais renomadas. O resultado é fruto de muito trabalho. No entanto, a rapidez com a qual a Start Doing conseguiu destaque, sem um material humano tão robusto, surpreendeu até o próprio Luciano.
“Quando a Start Doing decidiu se tornar uma academia independente, não imaginávamos que chegar ao pódio seria tão rápido. Junto com a nossa antiga equipe, conseguimos alcançar alguns títulos, mas agora, com o desafio de competir sozinhos, é muito gratificante ver que, em um curto período de tempo, nosso trabalho está conquistando seu espaço, mesmo com poucos alunos. Acreditamos que nosso trabalho tem sido muito mais qualitativo do que quantitativo, já que estamos em colocações próximas a equipes que têm centenas de filiais. Nossa meta em termos de visibilidade é continuar crescendo de forma sustentável, mantendo nosso foco na qualidade do treinamento e no desenvolvimento individual de cada atleta.”, pontuou o faixa-preta.
Grand Slam da IBJJF é meta para o próximo ano
O ano de 2024 ainda não acabou, mas Luciano já está vislumbrando voos maiores na temporada seguinte. O Grand Slam da IBJJF, composto pelo Europeu, Pan-Americano, Brasileiro e Mundial está na mira da Start Doing. Sem dúvida, até lá, a equipe terá evoluído ainda mais.
“Nosso foco agora com os adultos é subir no ranking da confederação. Temos um time muito forte e acreditamos que estamos próximos de alcançar essa meta. Para isso, estamos intensificando os treinos, ajustando nossas estratégias e participando das principais competições com o objetivo de acumular experiência e conquistar títulos. Além de subir no ranking, também queremos consolidar ainda mais nossa reputação como uma academia de excelência, formando campeões dentro e fora dos tatames.”, concluiu Luciano.