
Foi dada a largada no circuito de competições da LMJJ, a Liga Mineira de Jiu-Jitsu. A primeira etapa da temporada 2025 aconteceu em Ubá, Minas Gerais, e reuniu no último domingo, dia 2, atletas e equipes que buscam acumular pontos no ranking da federação. Ao final de todas as etapas, o atleta que ficar no topo do ranking será nomeado Campeão Mineiro, com direito a passagem aérea para o World Pro em Abu Dhabi, além de inscrição para o Campeonato Brasileiro, ambos em 2026.
O grande campeão do absoluto faixa-preta, com kimono, foi Gabriel Silva Rodrigues, da Guigo BJJ. Ele fez a final contra Wesley Filipe, da Gracie Barra Barreiro. Wesley, segundo colocado no absoluto, foi campeão lutando na divisão. Ele levou a melhor sobre Leanderson da Silva na categoria até 94,3 kg. Nos duelos de grappling, teve dobradinha da Gracie Barra Felipe Preguiça no topo do pódio do absoluto. Matheus Rodrigues e Leonardo Lemos foram primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Nas disputas do absoluto em Ubá, Jhonatan Otaviano, da Gracie Barra Felipe Preguiça, ficou com a medalha de ouro entre os atletas da faixa-azul depois de também faturar a primeira colocação na divisão até 100,5 kgs. Ele superou Heytor Ker Elias, representante da Vitor Vianna, nas duas finais.
Carlos Antonio Rena, da Guigo, também garantiu o ouro duplo na LMJJ. Ele venceu Leonardo Araújo, da Rocky, na categoria de peso até 76 kg e na final do peso aberto. Pablo dos Santos Cruz, competidor recorrente na Liga Mineira e atleta da Nova União, lutou na competição para merecer os dois ouros que ganhou. Na final da categoria acima de 100,5 kg ele venceu Jonathan Magno, da Guigo, assim como na decisão do absoluto.
CT Thomaz Abreu foi a equipe que mais pontuou na primeira etapa de competições da LMJJ em 2025
Entre as atletas do feminino que lutaram de kimono, as meninas da faixa-roxa, das divisões adulto e master, disputaram a medalha de ouro do absoluto. Carolina Kerr, lutando pela Nova União, foi a melhor entre as competidoras que se inscreveram no aberto. Na final ela venceu Carla Silva, da 027 Fight Club.
Na modalidade sem kimono, a LMJJ fez mais campeões na faixa colorida. Carlos Antonio Rena, que fez bonito na competição de pano, campeão ouro duplo, garantiu mais uma medalha de ouro no No Gi. Na divisão, que mesclou atletas das faixas azul e roxa, ele venceu na final Felipe Mendonça, da A.R.D.O.
No ranking geral por equipes da Primeira Etapa do Circuito Mineiro de Jiu-Jitsu, o time que mais se destacou foi o CT Thomaz Abreu. Ocupando o segundo lugar, ficou a Nova União Ponte Nova, equipe seguida pela Sapo Team, que ficou com a terceira colocação.