em

LMJJ conclui circuito de competições e atua no desenvolvimento do Jiu-Jitsu em Minas Gerais

Thales Guimarães, presidente da LMJJ, fez retrospectiva do ano e salienta acertos da federação

Compartilhe!
Thales Guimarães, presidente da LMJJ, acompanha de perto as disputas da sexta etapa do circuito mineiro de Jiu-Jitsu.
Thales Guimarães, presidente da LMJJ, acompanha de perto as disputas da sexta etapa do circuito mineiro de Jiu-Jitsu. Foto: LMJJ

A LMJJ exerceu uma influência enorme no desenvolvimento do Jiu-Jitsu em Minas Gerais ao longo de toda a temporada de 2024. Com seis circuitos de competições realizados no total, com a última etapa organizada em Juiz de Fora, em novembro, a Liga Mineira de Jiu-Jitsu movimentou a cena competitiva com a participação de mais de 10 mil atletas e 200 equipes. 

Além da estrutura que prioriza o conforto do público e do atleta, além do bom andamento da competição, um dos maiores atrativos das competições da Liga Mineira se concentra na premiação que contempla os atletas das faixas branca à preta. Ao longo do ano, houve corrida pelo topo do ranking também, com passagens aéreas para grandes eventos da IBJJF no exterior. 

Thales Guimarães, presidente da LMJJ, cedeu uma entrevista ao VF Comunica depois da realização de todas as etapas de competições de Jiu-Jitsu em 2024. Ele se mostra realizado com os feitos Liga Mineira e garante que conclui a temporada com a sensação de dever cumprido. Para 2025, os planos são ainda mais ambiciosos e a tendência é uma expansão cada vez mais veloz, do esporte e da federação. 

Leia a entrevista completa abaixo:

VF COMUNICA: Thales, chegamos à última etapa do circuito mineiro da temporada. Gostaria que você falasse mais sobre a competição em números. Sobre equipes e atletas que aderiram. Como você avalia esse aspecto? 

THALES GUIMARÃES: Finalizamos a temporada com chave de ouro. Foram seis etapas que mobilizaram mais de 10 mil atletas e reuniram mais de 200 equipes. A diversidade foi um ponto marcante, com competidores não apenas de Minas Gerais, mas também de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco. Esses números refletem o crescimento e a abrangência do circuito, consolidando sua importância no calendário e cenário esportivo. 

VF COMUNICA: A sexta e última etapa do Circuito Mineiro de Jiu-Jitsu também promoveu várias super lutas, quantas foram ao todo? Quais foram os destaques e como surgiu a ideia de colocar lutas casadas em meio às disputas regulares? 

THALES GUIMARÃES: Tivemos o privilégio de realizar 12 super lutas nesta etapa, sendo sete delas no No Gi kids, uma novidade que deu visibilidade às categorias infantis. Cinco super lutas foram de faixas-pretas já consagrados em nossos eventos. As crianças no grappling impressionaram pelo alto nível técnico, enquanto as disputas entre faixas pretas mantiveram o padrão de excelência que todos esperavam. A ideia de incluir lutas casadas surgiu como uma forma de valorizar atletas e professores que já demonstraram destaque em suas trajetórias. Esses momentos especiais dentro do circuito criam uma vitrine para que os participantes mostrem o seu potencial e se projetem ainda mais no cenário esportivo. 

Yatan Bueno é um dos atletas da elite da faixa-preta que participa das competições da LMJJ em Minas.
Yatan Bueno é um dos atletas da elite da faixa-preta que participa das competições da LMJJ em Minas. Foto: LMJJ

VF COMUNICA: Quais são os critérios para convocação dos atletas para lutas casadas? Quais são os atrativos da LMJJ para os atletas entenderem a importância dessa oportunidade?

THALES GUIMARÃES: A seleção para as lutas casadas é feita com base na regularidade e no desempenho. Convidamos atletas e professores que participam das etapas e se destacam de maneira consistente. Assim, reconhecemos o comprometimento e damos uma oportunidade de projeção ainda maior. Além disso, a LMJJ oferece ampla visibilidade para os participantes dessas lutas, o que pode ajudar a fortalecer suas carreiras esportivas. Por meio da divulgação e do prestígio, muitos conseguem atrair patrocinadores e apoio em suas cidades, o que reforça a importância de aproveitar essas oportunidades. 

VF COMUNICA: Como será feita a divulgação dos atletas que venceram o ranking da LMJJ na temporada? Qual será a recompensa? 

THALES GUIMARÃES: O ranking 2024 já está disponível em nosso site, com os nomes de todos os campeões mineiros do ano. Esse é um momento de reconhecimento e celebração do esforço dos atletas. Na abertura da temporada 2025, os campeões receberão certificados e troféus como símbolo de suas conquistas. Além disso, as premiações incluem benefícios significativos, como passagens para o Mundial e Pan Kids da IBJJF, passagens e inscrições para o Brasileiro da CBJJ e o free pass para participar de todas as etapas do circuito do ano. Esses incentivos reforçam o nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento do esporte. 

VF COMUNICA: Como a LMJJ pretende atuar em 2025? Quais aspectos vocês acham que precisam aprimorar para crescer ainda mais na próxima temporada?

THALES GUIMARÃES: Em 2025 vamos manter as inovações que deram resultado nesse ano e trabalhar para expandir ainda mais o circuito. Nossa meta é realizar etapas em novas regiões, incluindo a capital, visando atrair uma quantidade maior de equipes e atletas, além de promover o esporte e a nossa modalidade de uma forma cada vez mais abrangente. Também estamos planejando um investimento maior em mídia para ampliar a visibilidade das competições e aumentar as premiações em dinheiro, valorizando ainda mais os participantes. Seguiremos comprometidos com o crescimento do Jiu-Jitsu no estado, buscando sempre oferecer uma experiência de alto nível para todos os envolvidos.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

image 1 VF Comunica Lei que protege crianças e jovens atletas contra abuso sexual foi sancionada

Lei que protege crianças e jovens atletas contra abuso sexual foi sancionada

rickson2 VF Comunica Rickson Gracie conta como está lidando com a doença de Parkinson: "Não tirou a minha felicidade"

Rickson Gracie conta como está lidando com a doença de Parkinson: “Não tirou a minha felicidade”