
Campeão mundial na faixa-preta, Matheus Gabriel está de volta depois de um ano afastado. No Lisboa Open da IBJJF, competição que aconteceu ontem, dia 25, o atleta da Checkmat sagrou-se campeão peso e absoluto com taxa de finalização em 100%. Cinco lutas e cinco finalizações. Na divisão de peso, ele lutou entre os leves e venceu na final Sean Donal, da Carlson Gracie. Na final do absoluto, o campeão mundial superou Jesse Benjami, da Sigma.
Dono do título mundial de Jiu-Jitsu pela IBJJF conquistado na Pirâmide, na Califórnia, Matheus precisou dar uma pausa nas atividades por conta de uma lesão no joelho reparada com cirurgia. Foram necessárias reconstruções completas do ligamento colateral medial, cruzado anterior e do menisco. Recuperado, Matheus está de volta à elite.
Isabel Recio, da GFTeam, foi campeão peso e absoluto no Lisboa Open
Nas disputas femininas do Lisboa Open, também houve uma campeã ouro duplo. Isabela Recio, da GFTeam, conquistou a façanha. Campeã do peso pesado, divisão que faturou o ouro depois da final contra Gracie Kelly Ferla, da Brazilian Power Team, a faixa-preta fez mais um bom trabalho nos confrontos do aberto e venceu Maria Eduarda Cabral, representante da Focus Jiu-Jitsu, na grande final.
Nas lutas do faixa-preta adulto masculino, teve dobradinha da Cícero Costha no topo do pódio do peso pluma. Luan Pinheiro ficou com a primeira colocação, seguido de Johnif de Oliveira, medalhista de prata. Na divisão da sequência, a categoria dos penas, o campeão foi o faixa-preta João Victor de Oliveira, da GFTeam. Para ficar com o ouro, ele teve que passar por Matías Daniel na última luta da chave.
No peso médio, Artur Osipov, mais um atleta da Checkmat nas cabeças, faturou a medalha dourada depois de vencer Stephen Patrick no confronto decisivo. Mikael Rhaillander, da ZR Team, foi o campeão na divisão meio-pesado. Medalhista de prata no absoluto, Jesse Benjami, da Sigma, conseguiu um ouro no torneio lutando no peso pesado. Joss Roger, da Carlson, ficou com a segunda colocação. No super-pesado e pesadíssimo, os campeões foram Alessandro Speziali, da Stance, e Marco Antônio Manfredini, representante da Gracie Barra, respectivamente.
Nas disputas femininas em Lisboa, na faixa-preta adulto, houveram confrontos pelo título em três divisões de peso: pena, meio-pesado e pesado, a divisão dominada por Isabela Recio, ouro duplo na competição. A campeã da categoria mais leve foi Abbie Marie, da Roger Gracie. Maria Eduarda Vieira, lutando pela equipe Brazilian Power, foi campeã no meio-pesado.