Agora cada vez mais estabelecido na elite da faixa-preta, Leo Ferreira, pupilo de Mário Reis, é um competidor de Jiu-Jitsu que se familiarizou com bons resultados desde as faixas coloridas. Em 2021, na faixa-azul, Leo teve um ano de ouro. Foi campeão brasileiro pela CBJJ, medalhista de ouro no World Pro de Abu Dhabi e conseguiu também a primeira colocação na Pirâmide, na Califórnia, ao ganhar o título de campeão mundial pela IBJJF na faixa-azul.
Graduado à faixa-roxa por Mário Reis, Leo foi campeão do Purple Games da Copa Podio, em 2022, e ficou entre os melhores em mais uma campanha no Mundial da IBJJF. Naquela ocasião, ele ficou com a prata. A confirmação de que Leo Ferreira já estava pronto para defender a Alliance na faixa-preta veio no Mundial de kimono da temporada vigente. Já faixa-marrom, o atleta performou em seu auge e fez por merecer o double gold, campeão peso e absoluto.
O ano de 2024 também foi marcado pela estreia bem-sucedida do campeão na faixa-preta. No Curitiba Open ele faturou o ouro na divisão dos pesados e mais recentemente, no Sul-Americano, encontrou novamente o caminho da efetividade em 100% para duplicar o título, campeão da categoria e do aberto.
“Eu sempre busco melhorar minhas falhas nos treinos. No Curitiba Open deixei a decisão das lutas muito para o final e no Sul-Americano fui determinado a ser mais agressivo e buscar a finalização.”, contou Leo.
Leo Ferreira trabalha para manter em dia o conjunto completo: corpo, mente e técnica
O faixa-preta de Jiu-Jitsu tem um cuidado especial com a parte mental para se manter no topo. De acordo com ele, é importante construir barreiras mentais para evitar que pensamentos negativos possam interferir no desempenho.
“O trabalho que o sensei faz com o nosso time diariamente, trocando ideias, faz com que a gente consiga blindar nosso psicológico para a competição. Meu maior desafio é comigo mesmo, manter meu psicológico blindado, meu corpo forte e a técnica refinada.”, explicou.
Depois do ouro duplo no Mundial e a estreia na faixa-preta com performances sem falhas, Leo Ferreira diz que ainda não é o momento de encerrar a temporada. Quando lembrar do seu primeiro ano na elite do esporte, o atleta vai ter excelentes recordações para contar.
“Vou lutar mais um campeonato em dezembro e depois encerramos a temporada. O ano de 2024 reservou muitos aprendizados para a minha vida, tanto no meu lado pessoal como no profissional. Com certeza foi um ano muito glorioso, com bons resultados. 2024 se resume em gratidão.”, concluiu.