em

Kaynan Duarte, Fellipe Andrew e Victor Hugo estão fora do Mundial

Os três atletas são personalidades marcantes do Mundial e possuem mais de um título Mundial pela IBJJF

Victor Hugo possui quatro medalhas de ouro como faixa-preta no Mundial. São duas conquistadas em 2021 e 2022. Em 2023, ele venceu na divisão de peso e no absoluto.
Victor Hugo possui quatro medalhas de ouro como faixa-preta no Mundial. São duas conquistadas em 2021 e 2022. Em 2023, ele venceu na divisão de peso e no absoluto. Foto: @_khvisions_

Três figuras emblemáticas do Campeonato Mundial da IBJJF, programado para acontecer entre os dias 29 de maio e 2 de junho, não vão atuar na Pirâmide nesta temporada. Kaynan Duarte, Fellipe Andrew e Victor Hugo não estão inclusos na lista de inscritos do torneio sediado todos os anos em Long Beach, na Califórnia.

Kaynan Duarte, hoje mais focado nas competições de No Gi, ostenta bicampeonatos em duas das maiores competições do circuito – o ADCC, no grappling, e o próprio Mundial, da IBJJF. Nos compromissos mais recentes no sem pano, Kaynan vem de derrotas para Luke Griffith, no UFC Fight Pass Invitational 7 e, antes disso, se deparou com um revés para Pouya Rahmani, no Karate Combat. Em agosto de 2024, Kaynan vai lutar na divisão até 99 kg para defender o título atual, recalculando a rota e, nesse meio tempo, se dedicando exclusivamente ao No Gi.

Kaynan Duarte tem uma carreira extremamente bem sucedida tanto no kimono quanto no grappling.
Kaynan Duarte tem uma carreira extremamente bem sucedida tanto no kimono quanto no grappling. Foto: Divulgação / Instagram

O segundo atleta ausente do Mundial da IBJJF deste ano é Fellipe Andrew, faixa-preta com uma sequência impressionante de títulos no kimono. São dois títulos mundiais pela federação internacional. No Europeu e no Pan-Americano, outros torneios do Grand Slam, ele é pentacampeão em cada um. Seu triunfo mais recente foi o cinturão, além do cheque de 100 mil reais, de campeão do Grand Prix dos Meio-Pesados no BJJ Stars.

No Pan, outro dos torneios principais de kimono da IBJJF, Fellipe Andrew é pentacampeão.
No Pan, outro dos torneios principais de kimono da IBJJF, Fellipe Andrew é pentacampeão. Foto: IBJJF

Victor Hugo, o faixa-preta de Xande Ribeiro que se estabeleceu como um dos atletas mais dominantes de Jiu-Jitsu com kimono, também vem desempenhando uma campanha ilustre no grappling. Já são três vitórias consecutivas no No Gi, enfileirando vitórias sobre ‘Big’ Dan Manasoiu, Nicky Rod e Roosevelt Sousa. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Victor Hugo anunciou que não vai participar do Mundial de kimono para focar no ADCC. No torneio de grappling mais importante do mundo, VH vai lutar na divisão acima de 99 kg, que tem Gordon Ryan como campeão. No próximo mês, o tricampeão Mundial pela IBJJF, e atual campeão peso e absoluto, tem um confronto confirmado com Luke Griffith no dia 20 de junho, em disputa de grappling válida pelo peso pesado, no Who’s Number One.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Gordon Ryan fala sobre renda e diz que “faz mais dinheiro que campeões do UFC”

Cássio Silva vibra com vitória no ADXC 4 e pede duelo com primeiro do ranking adulto da AJP