em

Fellipe Andrew vence GP Meio-Pesado do BJJ Stars 12

Anna Rodrigues, Júlia Alves e Piter Frank também saem vitoriosos de seus confrontos e garantem cinturão

Fellipe Andrew fez valer favoritismo no GP que contava com nomes como os de Isaque Bahiense, Francisco Lo e Uanderson Ferreira.
Fellipe Andrew fez valer favoritismo no GP que contava com nomes como os de Isaque Bahiense, Francisco Lo e Uanderson Ferreira. Arte: @bjjstarsoficial

Fellipe Andrew foi o grande campeão do GP Meio-Pesado do BJJ Stars 12, evento que aconteceu neste sábado, dia 27 de abril, no Komplexo Tempo, em São Paulo. A luta final do Grand Prix foi contra Uanderson Ferreira, faixa-preta da Game Fight. No desenrolar dos minutos, Fellipe acumulou pontos que começaram com duas inversões, uma passagem de guarda, joelho na barriga e montada. Com 13 pontos na frente no placar, Fellipe garantiu o título ao finalizar Ferreira com um katagatame.

Na primeira luta de Fellipe no GP, contra Leonardo Lara, atleta da Almeida JJ, o multicampeão da Alliance também liquidou a fatura com uma finalização, um triângulo. Garantido na semifinal, foi a vez do campeão do GP enfrentar Isaque Bahiense, nome forte da DreamArt. Fortalecendo o favoritismo, o lutador da Alliance superou Bahiense com um somatório de pontos que terminou em 11×0. No início do confronto, uma movimentação de raspagem por parte de Andrew quase terminou com uma lesão na cervical de Bahiense. Felizmente, foi apenas um susto.

O vice-campeão Uanderson Ferreira também desempenhou bela campanha no BJJ Stars 12. Na sua primeira luta da noite, ele finalizou Maurício Oliveira, da Fratres, com um armlock. Na luta válida pela semifinal, Uanderson ficou mais perto do cheque de 100k com uma entrada perfeita de double leg, suficiente para levar Gustavo ‘Braguinha’ Batista ao chão e garantir os dois pontos da queda. Resultado que ele preservou até o final. 

Na luta que inaugurou as disputas do GP, quem saiu vitorioso foi ‘Braguinha’ do duelo contra Gabriel Brod, da Gracie Barra. Após raspar e aplicar pressão por cima, na meia-guarda, o faixa-preta da Atos passou e montou. No domínio, ele conseguiu a finalização via katagatame.

Em uma das lutas mais aguardadas da noite, que também fazia parte do circuito do GP, Isaque Bahiense levou a melhor sobre Francisco Lo (CheckMat). Com frieza e precisão, Isaque garantiu a vaga na semi do GP Meio-Pesado ao finalizar Francisco com um estrangulamento de lapela. Todas as quartas de final do Grand Prix foram decididas por finalização, primeira vez que isso acontece na história do BJJ Stars.

Júlia Alves, da GF Team, é a nova campeã peso leve do BJJ Stars

No primeiro combate que colocou um cinturão no jogo, do peso leve feminino, Júlia Alves, da GFTeam, encarou Luiza Monteiro, a veterana da Atos que, como Júlia disse na coletiva de imprensa no dia anterior, já era faixa-preta enquanto ela ainda dava os primeiros passos na Arte Suave. Quem saiu vitoriosa foi a atleta menos experiente, graças a um trabalho muito bem feito na guarda aberta, mesclando entre as guardas laçada e aranha. No placar, Júlia marcou 4×2.

Anna Rodrigues vence Ana Schmitt para ganhar cinturão da divisão peso pena

O BJJ Stars 12 contou com a definição de mais uma campeã entre as mulheres, no peso pena. Anna Rodrigues, da DreamArt, ficou frente a frente com Ana Schmitt, que aceitou o desafio de última hora, em um movimento de substituição de Bia Basílio, a adversária que estava programada para enfrentar Anna. No desenrolar do combate entre as campeãs mundiais de Jiu-Jitsu pela IBJJF, um ataque no pé não concluído, por parte de Ana Schmitt, acabou em uma raspagem da adversária. Foram esses pontos que definiram Anna Rodrigues como a vencedora do confronto e dona do cinturão peso pena feminino da organização. Na entrevista pós-luta, Rodrigues convocou a campeã da luta anterior, Júlia Alves, para um desafio de unificação dos títulos. O chamado teve resposta positiva da adversária, com direito à encarada. Anna Rodrigues projetou que esse será o seu próximo confronto no BJJ Stars.

Piter Frank e Celsinho Venicius ganham prêmio por perfomance; Piter fica com o cinturão da organização

Os lutadores que receberam o prêmio por terem performado na melhor luta da noite foram Piter Frank e Celsinho Venicius, combate que colocou em xeque o cinturão do peso médio entre os atletas da classe dos masters. A guerra entre os dois foi de fato eletrizante, com decisão nos últimos segundos de combate por conta de um lance de queda, aplicado por Piter, que precisou de uma revisão da arbitragem. A princípio, os dois pontos não foram cedidos e Celsinho chegou a comemorar um resultado positivo, por vantagens, já que o placar marcava 0x0. No entanto, os árbitros acionaram o VAR e cederam os pontos, declarando Piter Frank como dono do título. 

Card do BJJ Stars 12 contou com superlutas, disputas de cinturão e Grand Prix.
Card do BJJ Stars 12 contou com superlutas, disputas de cinturão e Grand Prix. Arte: @bjjstarsoficial

Na primeira luta de faixas coloridas em um card do BJJ Stars, Jeferson Santos (DreamArt) venceu Hugo Souza (Vision), ambos faixas-roxas, por pontos. Na sequência, Sabrina Gondim, da Fratres, enfrentou Larissa Martins, faixa-preta da DreamArt. Na marcação de pontos no placar, cada uma fez dois pontos. Porém, Gondim levou a melhor na vantagem.

Lutador sob a bandeira da equipe Cícero Costha, Pedro Veras foi impecável no confronto contra Ygor Rodrigues (Equipe Márcio Rodrigues). Em três minutos de tempo decorrido, Veras raspou, passou e montou, contabilizando 9 pontos na frente de Ygor. Quando conseguiu o domínio completo na montada, o atleta da Cícero engatou o armlock, conseguindo a finalização.  

Em um duelo de veteranos, entre Vitor Shaolin e Adriano Silva, a decisão do vencedor se deu por decisão da arbitragem. No confronto marcado por um Jiu-Jitsu mais ortodoxo, o placar parou no empate, com dois pontos para cada lado. Então, os juízes decidiram erguer o braço de Adriano, considerado mais combativo no jogo por cima, neutralizando as investidas de Shaolin.

No co-main event da noite do BJJ Stars 12, Meyram Maquiné, da Fratres, venceu Samuel Nagai, faixa-preta da CheckMat, graças à diferença de apenas uma vantagem no placar. Durante o confronto, foram contabilizados 4 pontos para cada atleta. Nos segundo finais, mais uma vantagem para o lado de Maquiné determinou a vitória do atleta da Fratres.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Brasileiro de Jiu-Jitsu: finais do absoluto, faixa-preta, estão definidas

Brasileiro de Jiu-Jitsu: Pedro Lucas e Gabrieli Pessanha são os campeões do absoluto na faixa-preta