em

Kaynan Duarte, campeão ouro duplo do ADCC, afirma que Gordon Ryan o observa como uma ameaça

Faixa-preta da Atos aguarda o confronto que vai ser um divisor de águas na carreira

Compartilhe!
Kaynan Duarte é hoje um nome a ser batido no grappling. O brasileiro possui quatro títulos do ADCC.
Kaynan Duarte é hoje um nome a ser batido no grappling. O brasileiro possui quatro títulos do ADCC. Foto: @thegrappleclub

Kaynan Duarte viveu um ano dourado em 2024. Com dois títulos mundiais do ADCC já na bagagem, o faixa-preta da Atos levou seu Jiu-Jitsu ao auge em Las Vegas, na T-Mobile Arena, e pregou seu nome na história da organização ao faturar as medalhas de ouro da divisão de peso e do absoluto. 

No caminho árduo rumo ao ouro da divisão até 99 kg, Kaynan foi imparável e finalizou todos os oponentes que surgiram pelo caminho. Rafael Lovato Jr. foi parado por Kaynan no último duelo da categoria de peso. A vitória veio com um mata-leão. No absoluto, a única luta que ele não decidiu por finalização foi contra o canadense Dante Leon, na semifinal. Na ocasião, ele faturou a vitória por pontos. Na finalíssima do aberto, ele superou o compatriota Roberto ‘Cyborg’ com uma guilhotina.

Com a glória máxima no ADCC da temporada, Kaynan Duarte já tem compromisso agendado para 2026 ─ o ADCC é um evento bienal ─ na superluta contra Gordon Ryan, conhecido como a lenda do evento de grappling mais tradicional do mundo. 

Kaynan afirmou em entrevista ao VF que agora a meta é ficar diante dos melhores

Em entrevista exclusiva ao jornalista Vitor Freitas, do VF Comunica, Kaynan disse que essa é uma luta que vai levar a sua carreira a um outro nível. No ponto em que chegou, o faixa-preta brasileiro não precisa provar mais nada para ninguém, tampouco para si mesmo. Agora, ele quer enfrentar e vencer os melhores do mundo.

“É uma luta que me motivaria a fazer tudo que eu teria que fazer para estar no meu melhor. Acho que essa luta me faria voltar ao início da minha carreira. Aquela vontade, sabe? Porque eu sei que é uma coisa que vai mudar para mim, para a minha carreira. Ele (Gordon Ryan) hoje em dia é o pound-for-pound, mas eu estou melhorando muito. Acredito que não estou nem no ápice da minha carreira.”, disse Kaynan, aos 26 anos de idade.

Representante da Atos tem certeza de que Gordon enxerga o duelo com vulnerabilidade

O atual campeão peso e absoluto do ADCC disse também que Gordon Ryan sabe que ele é um nome em potencial para vencê-lo. Nenhuma luta vem sem risco e Kaynan é o tipo de atleta que se estabeleceu indubitavelmente, por conta da qualidade técnica de seu Jiu-Jitsu. Quatro títulos no evento principal do ADCC não chegam por sorte ou acaso.

“Às vezes os fãs pensam que o cara está matando todo mundo, mas é luta, cada luta é um desafio diferente. Se ele sabe que vai ganhar de todo mundo, o cara aceita a luta e já era, faz o dinheiro dele e cala a boca de todo mundo. Não é bem assim, ele sabe que tem um risco.”, declarou.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

perfil93043 VF Comunica Fabricio Werdum, brasileiro ex-campeão do UFC, vai voltar a lutar em abril

Fabricio Werdum, brasileiro ex-campeão do UFC, vai voltar a lutar em abril

WhatsApp Image 2024 12 27 at 15.53.46 VF Comunica Para comentarista do UFC, Alex 'Poatan' já poderia hoje entrar no Hall da Fama

Para comentarista do UFC, Alex ‘Poatan’ já poderia hoje entrar no Hall da Fama